O chiqueiro fica às margens do Rio Botas, no bairro Farrula - Divulgação / Rafael Barreto
O chiqueiro fica às margens do Rio Botas, no bairro FarrulaDivulgação / Rafael Barreto
Por O Dia

Rio - A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Ordem Urbana notificou na manhã desta terça-feira um curral, localizado as margens do Rio Botas, no bairro Farrula, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O local foi denunciado por moradores da redondeza por abrigar e sacrificar porcos em condições insalubres.

A sujeira no chiqueiro tem provocado mau cheiro e atraído ratos e moscas para as casas vizinhas. Além dos suínos, há cavalos. A ação contou também com a participação das secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e de Segurança Pública.

De acordo com o Município, os proprietários pelo chiqueiro têm um prazo de 24 horas para revitalizar o espaço. Caso contrário, todos os animais serão recolhidos e encaminhados para abrigos públicos.

Segundo o secretário de Defesa Civil e Ordem Urbana, Eduardo Dias, várias denúncias chegaram ao seu conhecimento. “Viemos para verificar as informações que nos foram passadas e não só confirmamos como verificamos muito mais coisas absurdas. Vamos colocar um ponto final nessa situação lastimável para a comunidade e também para os maus tratos aos animais”, disse o secretário.

Agentes de Controle de Zoonose conversaram com moradores da região e anunciaram para esta quarta-feira, aplicação de pesticidas nas residências para combater ratos e moscas.

“Quando faz sol o mau cheiro fica pior”, reclamou a dona de casa Elaine Furtado. “Por causa disso, moscas e ratos invadem nossas casas. Além de todos esses transtornos ainda temos que conviver com os gemidos dos porcos ao serem sacrificados. Enfim, agora estou muito feliz em ver que a Prefeitura vai agir contra isso”, relatou. Outra moradora contou que restos dos porcos abatidos são jogados dentro do Rio Botas. “É isso que atrai moscas e ratos para nossas casas, um absurdo. Estou torcendo para tudo acabar logo”, assegura.

Você pode gostar