Prefeito do Rio, Marcelo Crivella vai restringir despesas com a folha de servidores - Marcio Mercante / Agencia O Dia
Prefeito do Rio, Marcelo Crivella vai restringir despesas com a folha de servidoresMarcio Mercante / Agencia O Dia
Por O Dia

Rio - O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, enviou à Câmara de Vereadores, nesta terça-feira, um projeto de lei que institui a obrigatoriedade de implantação de brigadas de incêndio formadas por bombeiros profissionais civis em estabelecimentos de médio e grande porte. O objetivo é evitar tragédias como o incêndio que recentemente atingiu o Museu Nacional, em São Cristóvão. Crivella pediu que o projeto tramite em regime de urgência.

"Essa tragédia ocorrida no Museu Nacional poderia ter sido evitada, caso esta lei já estivesse em vigor. Com essa medida, buscamos dar um passo importante na prevenção de situações como a que presenciamos com muita tristeza. Com profissionais treinados e prontos para o atendimento, vamos garantir mais segurança aos cidadãos e proteção ao patrimônio", disse. 

A proposta de lei determina que estabelecimentos onde haja circulação diária a partir de mil pessoas devem dispor de bombeiros profissionais civis, assim como edifícios públicos ou privados que abriguem acervo de valor histórico. Além de museus, fazem parte desta lista hipermercados, casas de shows, shopping centers, campi universitários e lojas de departamentos, entre outros.  

O número de brigadistas será proporcional ao porte do equipamento. Os custos serão de responsabilidade dos estabelecimentos e instituições. Assim que for aprovada, a lei passará por regulamentação, que vai determinar todas as exigências para formação e atuação dos bombeiros profissionais civis. A proposta de Crivella também prevê que esses profissionais sejam preparados para a prestação de primeiros-socorros. 

Você pode gostar