Quiosque do Celeiro Granel vende produtos a granel no Shopping Metropolitano na Barra - Reprodução/ Facebook
Quiosque do Celeiro Granel vende produtos a granel no Shopping Metropolitano na BarraReprodução/ Facebook
Por O Dia

Rio - Você sabia que um terço de toda comida produzida no mundo vai para a lata do lixo? Estima-se que todos os anos, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas ou perdidas. Os dados são da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil e apesar de alarmantes refletem como precisamos repensar nosso modo de consumo.

O dia 15 de outubro foi instituído como Dia do Consumo Consciente pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), para despertar a consciência do público para os problemas sociais, econômicos, ambientais e políticos causados pelos padrões de produção e consumo excessivos. Do lado do consumidor, uma maneira de diminuir esse cenário, é comprar apenas a quantidade exata de alimentos que será consumida. Uma alternativa são as lojas de produtos a granel, que vendem alimentos por quilo e sem embalagens unitárias.

Na Barra da Tijuca, o Celeiro do Granel é um pioneiro desta iniciativa. Localizado no Shopping Metropolitano Barra, o quiosque conta com mais de 70 produtos, trabalha com sacolas de papel e introduz em uma das regiões que mais crescem na cidade conceitos como alimentação saudável, reuso e consumo consciente. "A opção de evitar o uso de sacolas plásticas partiu de uma premissa muito simples: o tempo de uso médio das sacolas plásticas é de 20 minutos, já a sua decomposição pode levar centenas de anos, e boa parte delas vão parar nos oceanos", explica Daniel Silvado, empreendedor e gestor do Celeiro do Granel.

Os benefícios desse tipo de negócio poderão ser sentidos tanto na economia quanto no ambiente. Segundo a FAO, o descarte de alimentos gera um prejuízo econômico estimado em US$ 940 bilhões por ano. Já o uso maciço de plásticos por grandes players geram um grande perigo para a vida marinha. Segundo o Fórum Econômico Mundial de Davos, em 2050, os oceanos abrigarão mais detritos plásticos do que peixes. 

Cenário Brasileiro 

Anualmente, o Brasil descarta cerca de 41 mil toneladas de alimentos, o que o coloca entre os 10 principais países que mais desperdiçam comida, de acordo com o World Resources Institute (WRI) Brasil. Entre os produtos, frutas, hortaliças, raízes e tubérculos são os mais descartados: quase metade do que é colhido é jogado fora. Entre cereais, o desperdício é de 30%. Fora isso, ainda utilizamos água, energia, terra, logística, trabalho, diversos recursos com o desperdício que poderiam ser melhor aproveitados e gerar economia para o consumidor.

Você pode gostar