Giovana, que tenta uma vaga em Nutrição na UFRJ, está confiante - DIVULGAÇÃO
Giovana, que tenta uma vaga em Nutrição na UFRJ, está confianteDIVULGAÇÃO
Por O Dia

Rio - Passada a primeira fase do Enem e com a segunda etapa já batendo à porta, é hora de tirar as últimas dúvidas. No exame de domingo serão realizadas 90 questões de Ciências Exatas, com tempo máximo de cinco horas, 30 minutos a mais do que no ano passado. Para ajudar os alunos, a pedido de O DIA, professores listaram os conteúdos que mais caem na prova.

O professor de matemática, Paulo Silva, do Colégio pH, destacou que as geometrias plana e espacial sempre marcam presença no exame. E que juntamente com a trigonometria e geometria analítica, contemplam quase 25% das questões. "As matérias que tangem ao ensino fundamental aparecem com muita frequência, sendo as mais cobradas: regra de 3, juros e porcentagem", disse. "São poucas as questões do Enem que cobram decoreba. E não é o momento para o aluno fazer estudos aprofundados. Ele precisa, apenas, preencher algumas lacunas do seu conhecimento", completou.

A prova de Química é conteudista, e segundo o professor Gustavo Schueller, já passou da época de ser uma prova baseada em interpretação. Nessa etapa de revisão ele aconselha focar em estequiometria, envolvendo pureza e rendimento, questões ambientais (poluição do solo, da água e do ar), reações de substituição da química orgânica, termoquímica e polímeros.

Em Biologia, o professor Cícero Melo chama atenção para contextualização das questões. "Os alunos devem focar nos aspectos à ecologia, e em conceitos de soro, vacina e parasitologia". Já em Física, de acordo com o professor Francisco Schueller, as questões mais comuns têm relação com energia, mecânica, movimento dos corpos, ondas, ótica e potência elétrica.

Para a estudante de Nutrição da Uerj, Giovana Martins de Souza, 19 anos, que tenta vaga no mesmo curso na UFRJ, domingo será o dia mais importante. "São as disciplinas específicas para mim, e estou bastante confiante".

Aulões online e gratuitos na véspera da prova

Amanhã, o ProEnem fará aulão ao vivo e gratuito com duração de dez horas na internet (proenem.com.br). A ideia é focar nas questões que caem todos os anos no exame e nos temas mais cobrados em cada área da prova. Além da revisão e dicas, os professores farão brincadeiras para descontrair os alunos. A aula online será das 9h às 19h.

O canal Descomplica também preparou uma revisão divertida para a segunda prova. O Aulão Relashow, amanhã, a partir das 9h, vai contar com os sertanejos Fernando e Sorocaba e os youtubers Castro Brothers, em clipes com paródias. Os estudantes devem se inscrever no descomplica.com.br/relashowenem.

E para incentivar os alunos a não se atrasarem no domingo, o Pra Valer vai repetir a campanha 'Adiantados do Enem', que vai sortear prêmios aos candidatos que chegarem até meia hora antes no local de prova. Cadastro no adiantadosdoenem.com.br.

Você pode gostar
Comentários