O lateral-direito Samuel Thomas  - Arquivo Pessoal
O lateral-direito Samuel Thomas Arquivo Pessoal
Por Antonio Puga

Rio - Com aplausos de parentes e amigos foi sepultado, na tarde desta segunda-feira, no Cemitério de Vila Rosali, em São João de Meriti, Baixada Fluminense, o corpo do jogador da base do Flamengo Samuel Thomas de Souza Rosa, 15 anos. Ele foi uma das 10 vítimas do incêndio ocorrido no alojamento do Centro de Treinamento (CT), Ninho do Urubu, ocorrido no dia 8. O velório foi restrito apenas aos familiares e amigos do rapaz.

Durante o cortejo, parentes do atleta passaram mal e precisaram de atendimento médico. O pai do rapaz, Joaquim Rosa, chegou amparado por parentes, assim como a mãe do jogador. Antes do sepultamento. ela voltou a passar mal e foi levada para atendimento médico em um hospital da região. O caixão foi coberto com a bandeira do Flamengo, enquanto parentes traziam no peito as medalhas conquistadas pelo jogador e vestiam camisas com frases : "por onde quer que vá, vou te levar para sempre" e "quem inventou a distância nunca sentiu a dor de uma saudade". 

Na foto, o pai de Samuel, Joaquim Souza (amarelo ) - Marcio Mercante / Ag

O tio Sebastião Rodrigues disse que o corpo estava tão carbonizado que o caixão estava lacrado. "Para a família é muito importante fazer o sepultamento do Samuel, porque ele é digno desse sepultamento. Cheguei a imaginar que pela demora da perícia não havia nada, o fogo teria consumido totalmente o corpo do Samuel. A queimadura é tão grave que o caixão é lacrado", contou.

A última lembrança que o "Tiozinho", como é conhecido, tem do sobrinho foi sobre como deveria fazer na hora de cruzar uma bola na área. "Quando você chegar na linha de fundo bate forte nela até o segundo pau. Você tem que se espelhar no Léo Moura que foi um dos ídolos recentes do Flamengo. A melhor lembrança que tenho do Samuel, além de ter acompanhado sua trajetória desde os seis anos no Madureira é a humildade. Ele tinha um comportamento de um homem de responsabilidade. Era uma criança com personalidade que sabia o que queria", afirmou.

Bastante abalado, outro tio do lateral-direito, Severino Fausto Santana disse que o alojamento deveria ter uma porta de emergência que facilitasse a saída dos rapazes do contêiner. " Na verdade é muita coisa que tinha que acontecer. Ali onde eles estavam dormindo tinha que ter aquelas portas de emergência. Se tivesse portas de emergência ele estaria vivo, e a gente não estava aqui. Não tinham morrido os dez. A gente só tem que aceitar a perda. É uma dor muito forte, a gente não sabe explicar essa dor, machuca muito", disse.

Outros quatro mortos na tragédia serão enterrados hoje: Jorge Eduardo Santos, 15 anos, que será sepultado em Além Paraíba, na Zona da Mata de MG; Athila Souza Paixão, 14 anos, em Lagarto, Sergipe; Rykelmo de Souza Viana, 16 anos, em Limeira, e Gedson dos Santos, 14 anos, em Itararé, ambos no interior de São Paulo.

Enterro de Samuel Thomas reuniu torcida do Flamengo em S - Marcio Mercante / Ag

Neste domingo, centenas de pessoas entoando hino do Flamengo, a plenos pulmões, entre nós na garganta e soluços, enterraram Christian Esmério Cândido, 15 anos, no Cemitério de Irajá, Zona Norte do Rio.

Joaquim Souza, pai de Samuel, passou mal durante o vel - Marcio Mercante / Ag

Jonatha mostra evolução e tem sedação suspensa, diz boletim médico

Um novo boletim médico foi divulgado nesta segunda-feira falando sobre o estado de saúde de Jonatha Cruz Ventura, de 15 anos, um dos três sobreviventes da tragédia do Ninho do Urubu que seguem internados. Nele, a Secretaria Municipal de Saúde informa que o atleta evoluiu em sua recuperação e não está mais sedado.

Enterro do menino Samuel Thomas Roa no Cemit - Marcio Mercante / Ag

Entre os sobreviventes, Jonatha é o que requer mais cuidado. Ele teve cerca de 35% do corpo queimado e ainda está em estado grave no Hospital Pedro II.

Além dele, Cauan Emanuel e Francisco Dyogo seguem internados, mas os quadros dos dois são bem mais simples.

Você pode gostar
Comentários