Decreto que aumentou a gratificação viabiliza intenção do governo de expandir o Segurança Presente - Divulgação
Decreto que aumentou a gratificação viabiliza intenção do governo de expandir o Segurança PresenteDivulgação
Por O Dia

Rio - O programa Segurança Presente passará a se chamar Sociedade Segura e será ampliado para Jacarepaguá e Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. De acordo com a operação, a ação também atenderá à região do Maracanã e aos estádios de futebol Maracanã, Engenhão e São Januário, dentro e fora dos equipamentos esportivos, na Zona Norte.

A informação foi publicada com exclusividade pela coluna Informe do Dia no dia 5 de fevereiro. Segundo o secretário de Governo, Gutemberg Fonseca, a ampliação do programa acontecerá por meio de parcerias público-privadas, as PPPs.

Gutemberg diz as negociações de PPPs com associações comerciais já estão avançadas para o programa beneficiar, até junho, moradores da Barra e de Jacarepaguá. No caso dos estádios, a expectativa é que o atendimento comece já na final do Campeonato Carioca, em abril.

O trabalho desenvolvido pelas assistentes nas bases da operação também será reforçado para intensificar o atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Parcerias com a prefeitura carioca poderão facilitar o acesso a abrigos.

Já os agentes passaram a contar com apoio do Núcleo de Inteligência, possibilitando, por exemplo, a consulta sobre mandados de prisão em aberto. Além disso, o Núcleo de Estatísticas passou a utilizar o ISPGeo, ferramenta de análise da mancha criminal desenvolvida pelo Instituto de Segurança Pública.

A Operação Segurança Presente atua nas áreas da Lapa, Méier, Centro, Aterro do Flamengo e Lagoa Rodrigo de Freitas. Recentemente a ação também passou a atender aos bairros Ipanema, Leblon e Tijuca. Em Niterói, a operação é feita em parceria com a prefeitura do município e em Copacabana, com a prefeitura do Rio.

Você pode gostar
Comentários