Rede estadual de ensino volta a ter aula presencial nesta segunda-feira -  Arquivo / Estefan Radovicz
Rede estadual de ensino volta a ter aula presencial nesta segunda-feira Arquivo / Estefan Radovicz
Por O Dia

Rio - Foram disponibilizadas 525 vagas para o turno da tarde no Colégio Estadual Visconde de Cairú, no Méier, na Zona Norte do Rio. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes, através de uma rede social. Entretanto, em face ao déficit de vagas existente no estado, conforme O DIA mostrou hoje, a disponibilidade ainda é pequena. 

De acordo com Pedro Fernandes, as vagas são para o período da tarde. Os interessados devem ir diretamente no colégio, na Rua Soares, número 95. "Para você que mora no Méier ou próximo e não está matriculado em lugar nenhum, ou foi obrigatoriamente colocado no turno da noite, pode ir para lá agora. Tem uma estrutura da Secretaria junto com a direção para fazer sua matrícula. Não precisa entrar no site, é só ir direto com o responsável para fazermos essa matrícula imediatamente", explicou.

Falta de 20 mil vagas na rede estadual afeta alunos das zonas Oeste, Norte e interior

Com déficit de 20 mil vagas no Ensino Médio na rede pública, jovens procuram o turno da noite para conseguir estudar. No Colégio Estadual Julia Kubitschek, no Centro do Rio, que tem lista de espera com cerca de 100 nomes, já há um crescimento de alunos matriculados no terceiro turno, segundo os professores. O ano letivo foi iniciado há duas semanas.

Moradores de áreas violentas, no entanto, encontram resistência e, por isso, preferem ficar sem estudar, enquanto não surgir uma vaga em turno que os atenda. "Parece impossível. Fiz inscrição para frequentar o colégio de manhã ou à tarde, mas só tem vaga à noite. Minha mãe acha perigoso eu ir da Vila Kennedy até a escola (em Bangu), por conta da violência", desabafou Ana Clara Domingos, de 18 anos.

Você pode gostar
Comentários