Por Maria Luisa de Melo

RIO - A caminho da Marquês de Sapucaí, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, anunciou que a Fundação de Amparo à Escola Técnica (Faetec) vai oferecer 200 vagas para cursos técnicos ligados à área do Carnaval já no primeiro semestre deste ano. Entre as aulas oferecidas estão as de ritmistas e aderecistas. 

Conforme O DIA já havia antecipado, Rodrigues vinha conversando com a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) para viabilizar as aulas. No entanto, o local onde os cursos serão ministrados ainda não foi definido. Na matrícula, terão prioridade os alunos que já tenham alguma ligação com as agremiações cariocas. Para isso, um convênio será firmado com a Liesa.

"Ainda não sabemos se os cursos serão na Cidade do Samba ou na Sapucaí", afirmou Rodrigues. "O importante é profissionalizar esses jovens que, muitas vezes, já trabalham informalmente nos barracões. Eles precisam de um documento, um aperfeiçoamento e uma comprovação de que tem aquele conhecimento até para conseguir trabalhar em outros estados", defendeu o secretário.

Questionado sobre a oferta de um novo curso no período em que a Faetec enfrenta falta de professores, Rodrigues diz que será possível atender aos novos alunos com as 627 vagas já abertas para a contratação de professores. Recentemente, mais de 1.200 contratos de professores temporários foram cancelados mediante determinação judicial. Este ano, a Justiça autorizou que um processo seletivo seja realizado para o preenchimento de 627 vagas. 

Segundo informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, em apenas três dias, a convocação recebeu 11 mil inscritos.

Você pode gostar
Comentários