Por paola.lucas

Niterói - A sensação de insegurança continua assombrando a população de todo o estado e por aqui não é diferente. Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) de abril mostraram que o índice de homícidios da cidade teve aumento de 140% em comparação com o mesmo período do ano passado. E o cenário assusta não só os moradores, mas também quem chega para visitar a terrinha.

Delegações da vela da Dinamarca, Grã-Bretanha, Irlanda e Nova Zelândia, que já chegaram em Niterói para treinos, estão assustadas com o estão vendo. Elas chegaram a presenciar um tiroteio no morro do cavalão, em São Francisco, e se mostraram preocupadas com a segurança da cidade em postagens no Facebook e reclamações no Comitê Olímpico.

Para amenizar a situação, a Prefeitura reforçou a segurança nos bairros de São Francisco e Charitas na última sexta-feira. Também será criado um Núcleo de Atendimento ao Turista na sede da Neltur, onde um agente da Guarda Civil Municipal (GCM) bilíngue, um policial civil e outro militar estarão à disposição.

Mas vale ressaltar que nem tudo está perdido. A cidade também teve queda em alguns índices de violência. De acordo com os dados do ISP, por aqui foram registrados 114 roubos a veículos no mês passado, menos que os 122 computados em igual período de 2015. Em Itaboraí, por exemplo, esse tipo de delito mais que dobrou, passando de 19 para 41 e, em São Gonçalo, subiu de 234 para 353. Os roubos a transeuntes se mantiveram estáveis em abril, passou de 284 para 288, enquanto em Itaboraí saltou de 31 para 85, mais que o dobro, e em São Gonçalo, passou de 468 para 720, um aumento de cerca de 53%.

Segundo a prefeitura, os bons resultados estão atrelados a ações implementadas pela atual administração como o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

Você pode gostar