NAC foi modernizado e ampliado - Divulgação
NAC foi modernizado e ampliadoDivulgação
Por O Dia

Rio - A pequena Ana Beatriz Oliveira de Mendonça, de apenas seis anos, acordou cedo e junto com a mãe, Damiana Augusta de Oliveira, foi garantir seu direito como cidadã. As duas procuraram o Núcleo de Atendimento ao Cidadão de Nova Iguaçu (NAC), no Centro de Nova Iguaçu, e foram surpreendidas. Em menos de uma hora, a menina já estava tinha feito seu documento de identidade. É que o novo (NAC), oferecido pela Secretaria de Assistência Social de Nova Iguaçu para emissão e isenção de documentos e serviços sociais, foi totalmente modernizado e ampliado. Serviços que antes levavam mais de três horas para serem emitidos, agora estão sendo entregues em menos tempo.

“Ela fez questão de tirar a identidade logo. Chegamos cedo achando que demoraria, mas tudo foi muito rápido. Aqui ela já fez foto, assinou e pegou a identidade. Geralmente este tipo de serviço demora e é burocrático, mas tivemos uma bua surpresa”, afirma Damiana.

Para garantir esta agilidade, o setor aumentou o número de funcionários de seis para 15 atendentes. O local ganhou ainda sala de espera climatizada, novos guichês e uma sala individual para atendimento jurídico em parceria com a Defensoria Pública do Rio de Janeiro. Com o novo NAC, a oferta de serviços também foi ampliada. Além dos já oferecidos pela Prefeitura, como vale social, carteira do idoso, isenção de certidões de nascimento, casamento e óbito, entre outros, a parceira com a Defensoria Pública e o Detra/RJ possibilitam agora a emissão e isenção de identidade civil; emissão da 2ª via do CPF; declaração provisória para viagem (idoso); emissão de Nada Consta; CNIS ( (Extrato de vínculos e contribuições à Previdência) ; cadastramento e emissão do ID Jovem; reconhecimento de paternidade; encaminhamento para BPC (LOAS); serviço de datiloscopia / papiloscopia; entre outros que antes não eram ofertados.

“Antes, o cidadão ficavam em uma fila do lado de fora, exposto ao sol e a chuva. Ele vem em busca de seus direitos e merece ser bem recebido. São mais de 20 serviços aqui oferecidos , com capacidade para mais de 8 mil atendimentos por mês. Este é um avanço importante para consolidar o esforço de levar mais e melhores serviços aos iguaçuanos”, garante a secretária de Assistência Social, Elaine Medeiros

O NAC funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no térreo da Secretaria de Assistência Social, na Rua Dr. Luiz Guimarães, 956, no Centro de Nova Iguaçu. Todos os serviços oferecidos são gratuitos.

Você pode gostar