Instituto preserva área de mangue - Divulgação
Instituto preserva área de mangueDivulgação
Por O Dia

Rio - O Instituto Ondazul promoverá no próximo sábado, 23 de fevereiro, um mutirão de limpeza no Parque Natural Municipal Barão de Mauá, em Magé, na Baixada Fluminense. Os trabalhos começarão às 9h30, após o credenciamento e entrega do kit para a ação que mobilizará voluntários dos mais variados segmentos da sociedade civil, além de moradores. De acordo com o Coordenador Executivo do OndAzul, André Esteves, a atividade será o marco para o início das obras de infraestrutura previstas no plano de manejo concluído e apresentado à sociedade em dezembro do ano passado.

Situada às margens da Baía de Guanabara, a unidade de conservação abriga vasta área de mangue, berçário natural de aves, peixes, moluscos e crustáceos que habitam ali em busca de alimento, reprodução e abrigo.

A praia de Mauá, em Magé, foi a mais afetada pelo vazamento de petróleo da Petrobras na Baía de Guanabara, ocorrido em 2000, e vem sendo recuperada desde então pelo Projeto Mangue Vivo, uma das iniciativas do Instituto Ondazul que busca promover o desenvolvimento sustentável por meio de projetos de recuperação ambiental de áreas degradadas.

O Instituto Ondazul mobilizou a sociedade civil e o Terceiro Setor e reflorestou com mudas de mangue toda a região. A bem sucedida iniciativa transformou a área em uma unidade de conservação: O Parque Natural Municipal Barão de Mauá que possui 115 hectares, sendo que quase a sua totalidade já foi recuperada.

O plano de manejo da unidade de conservação inclui a construção de uma sede, uma passarela suspensa, de aproximadamente um quilômetro de extensão, e um platô para observação de aves.

A proposta do Instituto Ondazul também é trabalhar ações de educação ambiental, sobretudo com as crianças. Dentre os objetivos está o de mostrar a importância do mangue na natureza como estrutura de manutenção da vida.

O último mutirão, realizado há um ano, naquela área recolheu três toneladas de resíduos que tiveram destinação ambientalmente adequada. A expectativa do instituto com a nova ação de retirada de resíduos é transmitir aos moradores a importância da preservação do manguezal e o real valor de toda a biodiversidade existente naquele habitat natural.

Quando: Sábado (23/2); às 9h30

Onde: O ponto de encontro será no sítio do Chicão, na Rua Antonieta Gomes de Oliveira, localizada no Jardim da Prata, em Mauá, 5º distrito de Magé.

Você pode gostar
Comentários