São João - Divulgação/Lívio Campos
São JoãoDivulgação/Lívio Campos
Por O Dia

Rio - Um cardápio exclusivo de sons e sabores variados vão marcar presença na nona edição do Festival Macaé de Cultura e Gastronomia. Com o tema Memórias, o evento será realizado, de hoje a domingo, na orla da Praia dos Cavaleiros e vai reunir receitas especialmente preparadas por chefs locais, oficinas de culinária, harmonizações e shows de música. Os pratos saem R$ 22 e as sobremesas a R$ 18.

Conforme Vitor Neves, presidente do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, a escolha do tema foi a maneira encontrada de celebrar momentos marcantes na vida das pessoas. Afinal, todos têm a lembrança de um sabor em especial. "Temos uma forte relação entre comida, memória e afeto. Quem não tem um prato favorito ou a lembrança de um sabor que marcou a sua vida?", argumenta.

Entre os pratos, bacalhau cremoso com cubos de batata cobertos com cebolas, azeitonas pretas, lâminas de alho e farofa crocante de pão e azeite; polvo, lula e camarão flambados com manteiga, acompanhados de risoto de limão siciliano ao creme de leite fresco e queijo grana padano; e risoto de costela com pimenta biquinho e flor de agrião, com molho de mostarda, melaço de cana e limão.

Além dos pratos especialmente preparados para o evento, o festival também terá espaço infantil e estandes de artesanato, de vinhos e de cervejas artesanais. Haverá ainda a participação de baristas, enólogos e bartenders, além de sommeliers de cachaça. Também estão programadas oficinas com os chefs Kátia Barbosa (Aconchego Carioca, no Rio) e Bruno Marasco (Carmim, de Niterói), entre outros.

O festival contará ainda com oficina literária e de brinquedos, apresentação da Companhia de Palhaçaria e do Teatro de Bonecos de Macaé, e shows de MBP, jazz, blues, bossa nova, choro e samba. Vão subir ao palco a cantora Allie Maranhão, a banda Kynnie Williams e os sambistas Lita Lopes, Andréa Martins e Jorge Benzê, entre outros.

OS PRATOS

Amsterdam Lounge

Risoto de frutos do Mar