Na área de ação social, uma das iniciativas criadas pelo prefeito Rogerio Lisboa é o Prefeitura Presente - Divulgação
Na área de ação social, uma das iniciativas criadas pelo prefeito Rogerio Lisboa é o Prefeitura PresenteDivulgação
Por LUIZ ALMEIDA

Rio - Nova Iguaçu começa a respirar. Passado pouco mais de um ano e meio de governo, o prefeito Rogerio Lisboa anuncia investimentos nas áreas de saúde e mobilidade urbana, além da inauguração de uma incubadora de startups e o lançamento do edital para concurso público para a criação da Guarda Municipal.

Entre as ações de mobilidade, a inauguração de duas obras importantes para a cidade. Até dezembro vai estar pronta a duplicação do viaduto da Rua Barros Junior, no Centro. Também será entregue até o fim do ano o viaduto de Austin, que liga a Avenida Tancredo Neves à Rua Lafaiete Pimenta. "São obras esperadas há muitos anos pela população", conta.

Rogerio Lisboa acrescenta ainda que o sistema bombas que regula a pressão na rede de distribuição de água (booster) de Austin-Queimados já é uma realidade. "Agora falta o sistema da Posse, que vai ser inaugurado até o início do ano que vem e não teremos mias problemas com falta d'água", avisa.  

Única cidade da Baixada Fluminense que não possui guarda municipal, Nova Iguaçu vai lançar edital para a realização de concurso público para a contratação de agentes da futura corporação. Segundo o prefeito, o lançamento será em 2019. "Teremos um total de 400 guardas. Mas, em um primeiro momento, após o concurso, serão chamados apenas 100 agentes. Em seguida, iremos convocar os outros concursados", adianta.

Na saúde, Rogerio Lisboa garante para até o fim de 2018 a reabertura da Clínica da Família Patrícia Marinho. "Quando assumi, todas as unidades de emergência 24 horas estavam fechadas. Já reabrimos três delas e agora vamos reinaugurar mais uma. Ainda na saúde, aumentamos a capacidade de atendimento do Hospital da Posse, de 6 mil pacientes/mês, quando assumi, para atuais 17 mil mensais", quantifica o prefeito.

Incubadora

Outra ação para o desenvolvimento econômico da cidade é a criação da primeira encubadora de startups pública do Estado do Rio. O projeto já foi aprovado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e o espaço está previsto para funcionar em um shopping center. "A ideia é que as startaups possam criar soluções para serem usadas na administração pública, como a criação de aplicativos para marcação de consultas nas unidades de saúde municipais, por exemplo", destaca.

Na área social, Rogerio Lisboa avisa que vai manter as ações feitas pelo programa Prefeitura Presente. O projeto oferece serviços das diversas secretarias do município e semanalmente é realizado em um bairro diferente. Nas ações são realizadas aferição de glicemia e pressão arterial, emissão de documentos e testes de hepatite e HIV, entre outros. "Começamos no fim de 2017 e é um programa que, com certeza, vamos continuar. Afinal, é um projeto muito importante, já que é uma maneira de aproximar a prefeitura dos moradores de todo o município", salienta.

Ações para a sustentabilidade

A cidade de Nova Iguaçu foi recentemente eleita uma das vencedoras da décima edição do Prêmio Prefeito Empreendedor, do Sebrae. O município conquistou o título na categoria Inovação e Sustentabilidade.

A conquista do prêmio foi graças ao projeto Nova Iguaçu Sustentável, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semadetur) e pela Secretaria de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semacti).