Prefeito Josimar Salle, de Três Rios - Divulgação
Prefeito Josimar Salle, de Três RiosDivulgação
Por LUIZ ALMEIDA

Rio - Ciente das dificuldades econômicas do Brasil e do Estado Rio, em janeiro de 2017, Josimar Salles tinha certeza de que teria um grande desafio ao tomar posse como prefeito de Três Rios. Afinal, era preciso garantir os recursos mínimos para manter os serviços básicos da cidade. Não à toa, decidiu evitar soluções mirabolantes e seguir receita tradicional para o crescimento, buscando a união de todas as esferas de poder e da população, com as associações de moradores. "Ao assumir, disse que iria fazer um governo arroz com feijão. É aquele básico, mas bem feito, com atenção à saúde, educação e a geração de emprego e renda", destaca.

O DIA: Há pouco mais de um ano e meio à frente da Prefeitura de Três Rios, qual balanço o senhor faz do período?  

Josimar Salles: Assumimos o governo em um dos momentos mais difíceis do Brasil e do Estado do Rio, com escassez de recursos muito grave. Na ocasião, elegemos como prioridade da nossa gestão a saúde, a educação e a geração de emprego e renda. Encontramos dificuldade muito grande, assim como aconteceu em outros municípios brasileiros, mas resolvemos enfrentar e buscar alternativas para o crescimento. Na saúde, por exemplo, conseguimos manter o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que identificamos e elegemos como prioridade. O mesmo aconteceu com a UPA 24h, que atende não somente ao município de Três Rios, mas também a diversas outras cidades da região. Na educação, reformamos todas as 36 unidades da rede municipal de ensino, atendendo a cerca de 11 mil estudantes. Já para a geração de emprego e renda, investimos na captação de novas empresas para a cidade. 

E quantos empregos serão criados com a chegada de novas empresas à cidade?

Até o fim de dezembro, Três Rios deverá inaugurar 15 novas indústrias, com mil postos de trabalho diretos. Dentre elas, a Green People, que é uma fábrica de sucos prensados a frio, que gera, aproximadamente, 200 postos de trabalho direto. Também vamos inaugurar a primeira fábrica de cerveja artesanal da cidade. Estamos ainda ampliando o parque industrial na área de plásticos e polímeros. Somos, aliás, um polo do setor de plásticos no Estado do Rio. Outra iniciativa para movimentar a cidade foi a inauguração, agora em agosto, da Faculdade de Medicina, que está trazendo 50 alunos para o município.

E quais setores serão beneficiados com a chegada da Faculdade de Medicina?

A chegada dos estudantes de fora daqui da cidade vai movimentar diversos setores da economia de Três Rios. Eles vão incentivar o comércio e a área de serviços, além do setor imobiliário, já que a grande maioria vem de outros municípios. Já começamos a perceber essa movimentação. Temos ainda a Univértix, universidade que está ampliando a oferta de cursos, trazendo mais alunos para a cidade. Há também uma unidade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Cederj. Assim, todas elas fazem de Três Rios um polo de ensino superior na região. Outra alternativa para a geração de emprego e renda é a aposta no turismo.

Como tem sido trabalhado o turismo de Três Rios?

Temos um grande projeto que está sendo implantado que é o trem turístico Rio-Minas, que liga Cataguases, em Minas Gerais, a Três Rio, passando por diversas cidades fluminenses e mineiras. O trem já fez a primeira viagem de teste para a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) avaliar o trecho. Agora, a concessionária VLI, responsável pela manutenção, está fazendo os ajustes e reformas necessários. Quando definitivamente entrar em operação, esperamos receber 800 novos visitantes por fim de semana, de sexta a domingo, dias de funcionamento do trem. Não por acaso, estamos desenvolvendo produtos turísticos para mostrar as riquezas da cidade, como o delta dos rios Paraíba do Sul, Piabanha e Paraibuna, o artesanato, o patrimônio histórico. E, aproveitando uma cervejaria artesanal que está se instalando na cidade, programamos eventos cervejeiros. O primeiro será entre os dias 28 e 30 de setembro, na Praça São Sebastião, no Centro. É o Beer Rota Festival. 

 

Você pode gostar
Comentários