O professor Thiago Santos, agredido por aluno em Rio das Ostras - REPRODUÇÃO
O professor Thiago Santos, agredido por aluno em Rio das OstrasREPRODUÇÃO
Por WILSON AQUINO

Rio - O aluno de uma escola pública de Rio das Ostras, município da Região dos Lagos, humilhou e chegou atirar um objeto contra um professor em plena sala de aula, quando o mestre tentava aplicar uma prova. Os colegas não participaram das ofensas, mas ficaram rindo e incentivando o aluno a prosseguir com as agressões.

A conduta desrespeitosa do estudante, que tem 16 anos e cursa o Ensino Fundamental, foi gravada e o vídeo viralizou na internet. Em entrevista aos telejornais da Rede Globo, o professor de Português Thiago Santos, disse que desde fevereiro, quando começou a lecionar no Ciep Mestre Marçal, localizado no Jardim Campomar, em Rio das Ostras, vem sendo insultado pelos alunos em sala de aula.

"Já me queixei várias vezes à direção do Ciep, mas nada foi feito", reclamou o professor, afirmando que pediu demissão. A Secretaria de Educação de Rio das Ostras, em nota, alegou que "só foi informada da ocorrência no dia 18, quando o professor relatou o fato e requereu mudança de turma, porém, manifestando o desejo de continuar na escola". O vídeo mostra o aluno arremessando uma pochete contra o professor, que estava de costas escrevendo na lousa.

O mestre questiona se a intenção era atingi-lo e outro aluno responde: "'Peraí' que agora vai acertar". Em seguida, o aluno joga novamente a pochete que atinge o quadro, que o próprio aluno depreda em seguida. O jovem também tenta destruir as provas dos colegas e quando rasga uma folha, outro aluno debocha: "Aí, professor, acabou a prova!". As imagens mostram ainda que um dos jovens chega a empurrar o professor exigindo que a porta ficasse aberta.

Nesta quinta-feira, um novo vídeo foi gravado, supostamente pelo aluno agressor. Ele faz um pedido de desculpas. "Pô, mano, vim aqui falar sobre o bagulho lá da escola. Ninguém é perfeito, tá ligado? Todo mundo já teve um momento assim de criança, de fazer o bagulho no embalo. Queria pedir desculpa pelo acontecido pelo fato de ter feito o que eu fiz na sala de aula, ter tacado o objeto, não no professor, mas no quadro que quase pegou nele".

Ameaças

A Prefeitura de Rio das Ostras informou que vai remanejar o professor, além de lhe oferecer orientação jurídica e apoio psicológico. "Quanto aos alunos, foram tomadas as medidas disciplinares cabíveis, todas de acordo com a legislação federal e o regimento escolar".

O professor afirmou que está com medo, porque chegou a receber ameaças de morte. Mas continua acreditando que só a Educação pode transformar a vida dos alunos daquela turma. "Por mais que eu esteja ferido e sem forças, continuo acreditando. Eu saí chorando, porque amo estar em sala de aula. E saí frustrado, por não ter conseguido mudar aquela situação", chegou a declarar o professor em redes de TV.

Treinamento específico

Duzentos gestores de escolas públicas da Zona Oeste estão sendo treinados para lidar com o ambiente agressivo através do diálogo e da escuta. O programa é do Laboratório de Convivência e secretarias Estadual e Municipal de Educação. Através do "justiça restaurativa", professores de Santa Cruz, um dos bairros com menores IDH do estado, estão aprendendo a driblar as adversidades.

Gestores de colégios públicos de Santa Cruz são treinados para lidar com conflito no ambiente escolar - DIVULGAÇÃO

Um aluno que tentou disparar na cabeça de colega em sala de aula, no Rio, também chamou atenção esta semana. Irritado porque a arma falhou, deu coronhadas na vítima.

Você pode gostar
Comentários