Capoeira marcará presença no último dia da festa em homenagem à Consciência Negra em Petrópolis - DIVULGAÇÃO
Capoeira marcará presença no último dia da festa em homenagem à Consciência Negra em PetrópolisDIVULGAÇÃO
Por O Dia

Rio - Para celebrar o Dia da Consciência Negra e agitar o feriadão, vários municípios prepararam uma programação intensa a partir desta semana. Petrópolis fará uma festa em grande estilo. De sábado até terça-feira, o Palácio de Cristal vai receber a 6ª edição da Festa da Cultura Afro Brasileira, com dança, teatro, shows, palestras e oficinas. Ainda na Serra, Teresópolis vai promover o Blues Festival, de hoje até domingo, a partir de 12h, na Praça Nilo Peçanha, com intuito de atuar no combate à fome. O evento, com mais de 10 shows, será solidário: 2 kg de alimento ou R$ 10 de entrada.

DEBATES E PALESTRAS

Em Barra Mansa, no Sul Fluminense, também prepara programação especial para comemorar o Dia da Consciência Negra. Haverá palestras, exibição de filmes, debates e exposição fotográfica. As atividades vão até dia 29 de novembro em diversos bairros da cidade.

Na Região dos Lagos, em Cabo Frio, já estão abertas as inscrições para o 'Estudos em Cultura Afro-brasileira: Trajetórias e Práticas de Ensino', com oficinas e debates, entre 30 de novembro e 3 de dezembro. O programa é voltado para profissionais da rede municipal de ensino e o público em geral. Para se inscrever, basta preencher formulário no link https://goo.gl/1DyL7w.

Organizado pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), a Festa da Cultura Afro Brasileira, em Petrópolis, tem como objetivo a valorização das diferentes vertentes da cultura africana no Brasil. A encenação da peça 'A Escrava Isaura' abre o evento, seguido de roda de samba e exposição de artesanato.

No domingo estão programadas as rodas de conversas 'Importância das Culturas Afro Brasileiras de Cabo Verde e Moçambique' e 'Kwanza, Congresso Pan Africano e Movimento Equilibrador'. Haverá ainda oficina de abayomi e desfile da beleza negra, além de show do cantor Gabriel Silva.

"Teremos um espaço especialmente dedicado aos debates, que promovam a promoção da igualdade racial", destacou a presidente do Compir, Edna Queiroga.

FIQUE LIGADO!

PETRÓPOLIS

FINAL DE SEMANA: peça 'A Escrava Isaura', roda de samba e artesanato (sábado). Rodas de conversas 'Importância das Culturas Afro Brasileiras de Cabo Verde e Moçambique' e 'Kwanza, Congresso Pan Africano e Movimento Equilibrador', oficina de abayomi e desfile da beleza negra. Show de Gabriel Silva (domingo).

SEGUNDA: aula de zumba, oficina de macramê e contação de história. Roda de conversa 'Papo Afro', show do Duo Dandara e Tainara Galdino, e roda de samba.

TERÇA: oficinas de atabaque e turbante, batalha de rap, roda de capoeira, Coral Municipal de Petrópolis e bloco Guerreiros da Vinte.

BARRA MANSA

Palestras, filmes, debates e exposição fotográfica. Até o dia 29, em vários bairros.

CABO FRIO

'Estudos em Cultura Afro-brasileira: Trajetórias e Práticas de Ensino', entre 30 de novembro e 3 de dezembro.

TERESÓPOLIS

Shows de Belonave, RJ Café Band, Al Pratt, Texanos Blues, UniJazz Orquestra, Bandana Blues, Taryn Kern Szpilman Taryn, Forte S/A, Alphen, Corcel Mágico, Banda O Velho Blues, Punching Namard, Sergio Diab e Mojovibe. De hoje a domingo.

 

Você pode gostar
Comentários