Rio - Em tempos de crise econômica, a união faz a força. A lógica faz parte de um conjunto de propostas para diminuir os custos e alavancar os lucros, apresentadas nos primeiros encontros do Mapa Estratégico do Comércio. Idealizado pelo Sistema Fecomércio RJ, o evento irá circular por 15 cidades do estado até o dia 31 de agosto, quando encerra o seu itinerário na capital.
A primeira edição do Mapa ocorreu no fim de março, em Angra dos Reis, onde foram apresentadas cerca de 140 propostas. Entre elas, uma sugestão que ilustra bem a parceria entre concorrentes. Empresários do setor de hotelaria da cidade pretendem quebrar a lógica da concorrência com a criação de um grupo no aplicativo WhatsApp para combinar compras coletivas de colchões, em busca de preços mais atrativos.
LEIA MAIS
Miguel Pereira debate comércio
Encontro Mapa Estratégico do Comércio identifica caminhos da economia no estado
Muitas propostas com foco no desenvolvimento
Criação de polo desenvolve a economia em Miguel Pereira e Paty do Alferes
Mas nem todas as ideias visam apenas o lucro. Mais do que uma preocupação em combater o aumento da taxa de desemprego, há uma iniciativa que pretende criar uma rede entre concorrentes para buscar vagas a funcionários dispensados em eventuais demissões por corte de custos. A ideia foi de comerciantes de Miguel Pereira, que sediou o segundo encontro do Mapa, na semana passada. No município do centro-sul fluminense, foram 90 ideias — metade delas pela internet. O próximo encontro será na próxima semana, em Três Rios.
Para Irineu Frare, coordenador de projetos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e um dos envolvidos na criação do Mapa, essas iniciativas mostram uma mudança na atitude dos comerciantes. “Não existe só a lógica da competição. Os empresários perceberam que há espaço para que eles se ajudem. Há um movimento para estabelecer uma rede de cooperação”, analisa.
O Mapa do Comércio, planejado até 2020 em iniciativa do Sistema Fecomércio RJ, busca refletir as demandas do setor. Só no estado, o setor do comércio de bens, serviços e turismo reúne mais de 349 mil estabelecimentos, que representam 62,2% dos estabelecimentos fluminenses. Este setor gera cerca de 2 milhões de empregos formais, que equivalem a 42,6% dos postos de trabalho formais no estado.
Estímulo para a inovação
O Mapa Estratégico do Comércio oferece uma plataforma para estimular a inovação empresarial a partir da análise de indicadores econômicos, estudos internos e da realidade narrada por empresários.
Formulado em parceria entre o Sistema Fecomércio RJ e a Fundação Getulio Vargas (FGV), o estudo reúne dados socioeconômicos das oito regiões fluminenses. Além de identificar vocações e oportunidades, o estudo é um instrumento estratégico para a atuação do Senac RJ e do Sesc Rio, braços de Educação Profissional e Sociocultural do Sistema, respectivamente.
O terceiro encontro regional ocorrerá entre os dias 28 e 29 de abril, em Três Rios. Os eventos serão abertos ao público e as pré-inscrições para as palestras devem ser feitas através do site: www.mapadocomerciorj.com.br
As rodadas regionais do Mapa do Comércio 2015 são um desdobramento da segunda edição do Mapa, lançada em outubro do ano passado, no hotel Copacabana Palace.
Bens, Serviços e Turismo no foco da discussão de evento em Três Rios
No encontro regional em Três Rios, o terceiro do Mapa, marcado para os dias 28 e 29 de abril, serão discutidas as potencialidades do Centro-Sul fluminense. Os setores de Bens e Serviços e turismo são apontados como os principais da região, gerando 24 mil postos de trabalho, com 36% dos empregos formais. Com quase 278 mil habitantes, segundo as estimativas do IBGE, a região responde por 1,7% da população do estado e 1% do PIB fluminense, com R$7 bilhões. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, apenas o município de Três Rios emprega no setor do Comércio de Bens e Serviços cerca de 9,5 mil trabalhadores, principalmente nos segmentos supermercadista, vestuário e acessórios.
Três unidades do Senac na região
O Senac RJ, vinculado ao Sistema Fecomércio RJ, possui três unidades na região: Miguel Pereira, Três Rios e Paraíba do Sul, respondendo por 25% das matrículas entre os estabelecimentos de ensino profissionalizante. A unidade do Senac de Três Rios oferece os cursos nas áreas de Administração, Logística, Saúde, Beleza, Idiomas, entre outras que vêm buscando capacitar alinhada com a vocação econômica regional.
“Reconhecer a vocação da região e elencar suas necessidades locais viabilizam o crescimento econômico e o pleno desenvolvimento dos municípios. Essa iniciativa do Mapa permite reunir empresários, poder público e sociedade civil a fim de contribuir efetivamente com soluções para o avanço socioeconômico de cidades como Três Rios”, afirma Julio Cezar Rezende de Freitas, diretor da Fecomércio RJ e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Três Rios.
Plataforma para aumentar a competitividade e estimular a inovação empresarial
O Mapa Estratégico do Comércio do Estado do Rio de Janeiro oferece uma plataforma com subsídios ao incremento da competividade e da inovação empresarial, a partir da análise de indicadores econômicos, estudos internos e da realidade narrada por empresários. Os encontros regionais do Mapa do Comércio 2015 seguem até 29 de julho, com reuniões em Volta Redonda (5/5), Barra do Piraí (12/5), Valença (19/5) e Barra Mansa (2/6), sobre a região do Médio Paraíba; o encontro sobre a região Noroeste será em Itaperuna (16/6); a região Norte será debatida em Macaé (29/6); a região Serrana terá dois encontros, em Petrópolis (6/7) e Teresópolis (13/7); em Cabo Frio (21/7) e em Rio das Ostras (28/7), o tema é a região da Baixada Litorânea; por fim, a Região Metropolitana terá dois encontros, em Niterói (25/8) e no Rio de Janeiro (1º/9), que encerra a rodada.
Mapa lançado em 2013
Em 2013, a Fecomércio RJ lançou a primeira edição do Mapa Estratégico do Comércio, contendo o diagnóstico e os temas de interesse do setor em âmbito nacional, para o período 2014-2020. O estudo analisou a participação do setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo na economia, suas contribuições à sociedade brasileira – sobretudo por meio da absorção expressiva de trabalhadores com carteira assinada. Legislação trabalhista, desburocratização, crédito, qualificação de mão de obra e infraestrutura foram temas abordados pelo estudo, tendo como referência a realidade das micro e pequenas empresas. Além disso, o Mapa I elencou ações prioritárias de interesse dos empresários do setor.