Por gabriela.mattos

Rio - Em tempos de crise econômica, a união faz a força. A lógica faz parte de um conjunto de propostas para diminuir os custos e alavancar os lucros, apresentadas nos primeiros encontros do Mapa Estratégico do Comércio. Idealizado pelo Sistema Fecomércio RJ, o evento irá circular por 15 cidades do estado até o dia 31 de agosto, quando encerra o seu itinerário na capital.

A primeira edição do Mapa ocorreu no fim de março, em Angra dos Reis, onde foram apresentadas cerca de 140 propostas. Entre elas, uma sugestão que ilustra bem a parceria entre concorrentes. Empresários do setor de hotelaria da cidade pretendem quebrar a lógica da concorrência com a criação de um grupo no aplicativo WhatsApp para combinar compras coletivas de colchões, em busca de preços mais atrativos.

Iniciativa do Sistema Fecomércio RJ%2C o Mapa Estratégico do Comércio%2C planejado até 2020%2C reúne gestores públicos e empreendedores do setorDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

LEIA MAIS

Miguel Pereira debate comércio

Encontro Mapa Estratégico do Comércio identifica caminhos da economia no estado

Muitas propostas com foco no desenvolvimento

Criação de polo desenvolve a economia em Miguel Pereira e Paty do Alferes

Mas nem todas as ideias visam apenas o lucro. Mais do que uma preocupação em combater o aumento da taxa de desemprego, há uma iniciativa que pretende criar uma rede entre concorrentes para buscar vagas a funcionários dispensados em eventuais demissões por corte de custos. A ideia foi de comerciantes de Miguel Pereira, que sediou o segundo encontro do Mapa, na semana passada. No município do centro-sul fluminense, foram 90 ideias — metade delas pela internet. O próximo encontro será na próxima semana, em Três Rios.

Para Irineu Frare, coordenador de projetos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e um dos envolvidos na criação do Mapa, essas iniciativas mostram uma mudança na atitude dos comerciantes. “Não existe só a lógica da competição. Os empresários perceberam que há espaço para que eles se ajudem. Há um movimento para estabelecer uma rede de cooperação”, analisa.

O Mapa do Comércio, planejado até 2020 em iniciativa do Sistema Fecomércio RJ, busca refletir as demandas do setor. Só no estado, o setor do comércio de bens, serviços e turismo reúne mais de 349 mil estabelecimentos, que representam 62,2% dos estabelecimentos fluminenses. Este setor gera cerca de 2 milhões de empregos formais, que equivalem a 42,6% dos postos de trabalho formais no estado.

Estímulo para a inovação

O Mapa Estratégico do Comércio oferece uma plataforma para estimular a inovação empresarial a partir da análise de indicadores econômicos, estudos internos e da realidade narrada por empresários.

Formulado em parceria entre o Sistema Fecomércio RJ e a Fundação Getulio Vargas (FGV), o estudo reúne dados socioeconômicos das oito regiões fluminenses. Além de identificar vocações e oportunidades, o estudo é um instrumento estratégico para a atuação do Senac RJ e do Sesc Rio, braços de Educação Profissional e Sociocultural do Sistema, respectivamente.

O terceiro encontro regional ocorrerá entre os dias 28 e 29 de abril, em Três Rios. Os eventos serão abertos ao público e as pré-inscrições para as palestras devem ser feitas através do site: www.mapadocomerciorj.com.br

As rodadas regionais do Mapa do Comércio 2015 são um desdobramento da segunda edição do Mapa, lançada em outubro do ano passado, no hotel Copacabana Palace.

Bens, Serviços e Turismo no foco da discussão de evento em Três Rios

No encontro regional em Três Rios, o terceiro do Mapa, marcado para os dias 28 e 29 de abril, serão discutidas as potencialidades do Centro-Sul fluminense. Os setores de Bens e Serviços e turismo são apontados como os principais da região, gerando 24 mil postos de trabalho, com 36% dos empregos formais. Com quase 278 mil habitantes, segundo as estimativas do IBGE, a região responde por 1,7% da população do estado e 1% do PIB fluminense, com R$7 bilhões. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, apenas o município de Três Rios emprega no setor do Comércio de Bens e Serviços cerca de 9,5 mil trabalhadores, principalmente nos segmentos supermercadista, vestuário e acessórios.

Três unidades do Senac na região

O Senac RJ, vinculado ao Sistema Fecomércio RJ, possui três unidades na região: Miguel Pereira, Três Rios e Paraíba do Sul, respondendo por 25% das matrículas entre os estabelecimentos de ensino profissionalizante. A unidade do Senac de Três Rios oferece os cursos nas áreas de Administração, Logística, Saúde, Beleza, Idiomas, entre outras que vêm buscando capacitar alinhada com a vocação econômica regional.

“Reconhecer a vocação da região e elencar suas necessidades locais viabilizam o crescimento econômico e o pleno desenvolvimento dos municípios. Essa iniciativa do Mapa permite reunir empresários, poder público e sociedade civil a fim de contribuir efetivamente com soluções para o avanço socioeconômico de cidades como Três Rios”, afirma Julio Cezar Rezende de Freitas, diretor da Fecomércio RJ e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Três Rios.

Plataforma para aumentar a competitividade e estimular a inovação empresarial

O Mapa Estratégico do Comércio do Estado do Rio de Janeiro oferece uma plataforma com subsídios ao incremento da competividade e da inovação empresarial, a partir da análise de indicadores econômicos, estudos internos e da realidade narrada por empresários. Os encontros regionais do Mapa do Comércio 2015 seguem até 29 de julho, com reuniões em Volta Redonda (5/5), Barra do Piraí (12/5), Valença (19/5) e Barra Mansa (2/6), sobre a região do Médio Paraíba; o encontro sobre a região Noroeste será em Itaperuna (16/6); a região Norte será debatida em Macaé (29/6); a região Serrana terá dois encontros, em Petrópolis (6/7) e Teresópolis (13/7); em Cabo Frio (21/7) e em Rio das Ostras (28/7), o tema é a região da Baixada Litorânea; por fim, a Região Metropolitana terá dois encontros, em Niterói (25/8) e no Rio de Janeiro (1º/9), que encerra a rodada.

Mapa lançado em 2013


Em 2013, a Fecomércio RJ lançou a primeira edição do Mapa Estratégico do Comércio, contendo o diagnóstico e os temas de interesse do setor em âmbito nacional, para o período 2014-2020. O estudo analisou a participação do setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo na economia, suas contribuições à sociedade brasileira – sobretudo por meio da absorção expressiva de trabalhadores com carteira assinada. Legislação trabalhista, desburocratização, crédito, qualificação de mão de obra e infraestrutura foram temas abordados pelo estudo, tendo como referência a realidade das micro e pequenas empresas. Além disso, o Mapa I elencou ações prioritárias de interesse dos empresários do setor.

Você pode gostar