Por karilayn.areias

Rio - Começa hoje a terceira etapa regional do Mapa Estratégico do Comércio, organizado pelo Sistema Fecomércio RJ. Serão dois dias de programação na casa de eventos Blessed, na BR-040, em Três Rios, no Centro-Sul fluminense, onde empresários se reúnem para analisar propostas para o crescimento sustentável com base em estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A organização prevê a presença de cerca de 200 pessoas.

Sistema Fecomércio RJ já realiza atividades na cidade desde terça-feira%2C como o curso de maquiagemDivulgação

Apesar dos tempos de crise, o sentimento é de otimismo em um município de 100 mil habitantes, que contou com a chegada de 170 indústrias nos últimos sete anos, gerando 15 mil empregos diretos e indiretos. O fenômeno ajudou a quintuplicar o orçamento do município desde 2009, chegando a R$ 340 milhões neste ano. E atraiu novos investimentos.

Em meio à chegada das novas indústrias, uma parceria entre empresários permitiu a inauguração de um novo shopping na cidade, trazendo 110 áreas comerciais, entre lojas, quiosques, praça de alimentação e uma academia. Mas o principal atrativo foram as três modernas salas de cinema — duas delas com exibições em 3D.

“A cidade se tornou um pólo industrial e comercial, atraindo pessoas das cidades vizinhas para cá. O shopping simboliza esse crescimento. Estamos passando pela crise com dificuldade, mas não deixamos de investir”, analisa o empresário Américo Silva, responsável pelo empreendimento.

O crescimento nos últimos anos colocou a cidade em terceiro lugar no ranking de crescimento de receita líquida no estado, com índice de 108,22% entre 2009 e 2014, atrás de Itaboraí e Queimados.

O empresário Roselito Ventura Moraes, tesoureiro do Sindicato do Comércio Varejista de Três Rios, acredita que a etapa regional do Mapa na cidade poderá representar novas oportunidades de negócios para os empresários. “Acredito que o evento vai abrir novos caminhos. É lógico que sentimos os efeitos da crise. Mas temos novas empresas e isso fortalece o setor”, defende.

Em paralelo ao evento, o Sistema Fecomércio RJ também organiza a Base de Ação Social e Educativa, que leva serviços do Sesc RJ e Senac RJ à cidade desde a última terça-feira. As ações têm como objetivo promover inclusão social e capacitação profissional. A programação inclui atendimentos de saúde, mas também conta com oficinas profissionalizantes nas áreas de moda, tecnologia e gastronomia.

Orlando Diniz%2C presidente do Sistema Fecomércio RJ%3A ‘Vamos rever conceitos’Divulgação

A fase regional do Mapa foi inaugurada no fim de março na Costa Verde, em Angra dos Reis. A segunda etapa ocorreu há duas semanas, em Miguel Pereira. Somadas, as duas edições do evento reuniram cerca de 230 propostas de ações apresentadas pelos próprios empresários. Só no estado, o setor do comércio de bens, serviços e turismo reúne mais de 349 mil negócios, gerando cerca de 2 milhões de empregos formais.

Presidente: ‘Vamos rever conceitos’

Orlando Diniz, presidente do Sistema Fecomércio RJ, aponta os investimentos em qualidade, entrega de produtos e no ensino profissional como medidas para enfrentar a crise. Para ele, o evento é a maior mobilização empresarial do Estado do Rio de Janeiro.

“A grande vocação do Rio de Janeiro é o setor de comércio de bens, serviços e turismo, que têm sido atingido em cheio pela crise. Vamos ter que rever conceitos e operações e essa transformação exigirá empresários mais qualificados. Para enfrentar os novos desafios, será preciso investir na qualidade, na entrega de produtos e serviços e no ensino profissional. É por isso que estamos promovendo a maior mobilização empresarial já realizada no estado. Queremos que as soluções sejam acordadas localmente pelos atores diretamente envolvidos em cada região. Não acreditamos em medidas impostas de cima para baixo, mas em propostas que tenham real afinidade com as demandas de cada região”.

Você pode gostar