Por gabriela.mattos

Rio - A quarta etapa do Mapa Estratégico do Comércio ocorrerá entre quinta e sexta-feira, em Volta Redonda, reunindo um setor representado por mais de 5 mil empresas, entre comércio, serviços e turismo. A partir desta quarta-feira, um grupo de trabalho formado por cerca de 35 pessoas, entre representantes do poder público e empresários da região, se reúne para discutir propostas para o Mapa. O município também irá receber serviços do Sesc RJ e do Senac RJ para a população, nesta terça.

Para Jerônimo Pereira dos Santos, presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio), uma das prioridades é a necessidade de expansão da rede hoteleira. “Quando tem um evento maior na cidade, precisamos contar com os hotéis dos municípios vizinhos”, argumenta, ao citar a feira de negócios, que voltou a ocorrer no município no ano passado.

Após as três primeiras etapas regionais do Mapa Estratégico do Comércio, as propostas apresentadas por representantes do setor apontam uma tendência: a busca por soluções independente de iniciativas do poder público.

Comerciantes pedem mais hotéis em Volta RedondaFoto%3A Daniel Castelo Branco / Agência O Dia

A conclusão faz parte da análise que está sendo elaborada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), parceira do Sistema Fecomércio RJ na iniciativa. Somadas, foram cerca de 330 propostas — 104 delas, na etapa de Três Rios, na semana passada. O Mapa já passou por Angra dos Reis e Miguel Pereira.

“A diferença são as particularidades de cada região. Os resultados, por enquanto, são surpreendentes. Ao contrário do que a gente imaginava, tributação e financiamento não foram apontados como prioridades. Nas três cidades, há um reconhecimento de que as soluções para enfrentar a crise não estão no poder público. Estão nas alternativas para potencializar o setor”, analisa Irineu Frare, coordenador da FGV Projetos.

Aplicativo para marcar horário na manicure

Na etapa de Três Rios, uma proposta inusitada chamou a atenção dos pesquisadores da FGV Projetos. Durante uma discussão em um grupo de trabalho, uma mulher disse estar elaborando um aplicativo para agendar a ida à manicure no horário do almoço pelo celular.

Essa e outras ideias foram elogiadas pelo coordenador da fundação. “Três Rios tem empreendedores com visões bem diferentes. Eles priorizam a educação profissional”, comentou Irineu Frare.

O Mapa do Comércio elaborou um levantamento que embasa as propostas para o crescimento sustentável do setor no estado até 2020, reunindo dados socioeconômicos das oito regiões fluminenses. O estudo faz uma análise de temas que afetam o desempenho do setor.

Você pode gostar