Por gabriela.mattos
Rio - Um aplicativo de caronas desenvolvido por estudantes da UFRJ deu origem a estudo inédito da Coppe, que aponta a necessidade de estímulo a opções sustentáveis de transporte. Lançado em abril, o Caronaê já conta com mais de 10 mil estudantes cadastrados. Em dois meses, a iniciativa evitou a emissão de mais de 123 toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera e impediu que 38 mil novas viagens fossem realizadas de carro até o campus do Fundão.
“As cidades universitárias representam, às vezes, uma amostra fidedigna de uma cidade real e servem como um laboratório para testar possíveis formas de minimizar os impactos do transporte”, analisa Suzana Kahn, coordenadora da equipe do laboratório urbano de mobilidade da UFRJ, responsável pelo estudo.
Outra iniciativa sustentável da universidade é esse ônibus elétricoDivulgação

O aplicativo disponibiliza pontos de encontro fixos na universidade. A utilização depende de cadastro e é restrita a alunos e funcionários da UFRJ, que combinam as viagens entre si, de acordo com os trajetos em comum. Suzana ressalta que, além da redução das emissões, a proposta também é eficaz para facilitar o deslocamento até a Ilha do Fundão, que não possui metrô ou trens. “Como há poucas linhas de ônibus na Ilha do Fundão, as pessoas acabam optando por ir de automóvel. Essa quantidade, indo e voltando nos mesmos horários, facilita a organização das caronas.”

Publicidade
Para a coordenadora do estudo, o modelo tem potencial para ser reproduzido por outros polos geradores de viagens, como grandes empresas, shopping centers e outras faculdades. Uma forma de melhorar a mobilidade na cidade. Outra iniciativa que também pode ser vista na UFRJ são carros elétricos em forma de joaninha, que transportam até 23 alunos. A ideia é reduzir o uso de veículos dentro do campus e a poluição do ar.