Por gustavo.ribeiro

Rio - O aplicativo Vá de Ônibus, que permite aos passageiros da Região Metropolitana pesquisar as linhas municipais e intermunicipais que levam ao destino desejado, ampliou em 20% sua base de dados no último ano. Segundo a Fetranspor, responsável pelo serviço, os dados da plataforma já são utilizados por 15 empresas parceiras.

O app está disponível desde 2006 em computadores, tablets e celulares (iOS e Android) e conta com cerca de 3,9 milhões de usuários por mês. São mais de 1.600 linhas de ônibus e 18 mil pontos de embarque cadastrados. A ferramenta também inclui em seus trajetos a opção de integração com metrô, trens, barcas, BRT, VLT, rotas turísticas e teleféricos.

Aplicativo Vá de ÔnibusReprodução Internet

Como usar

Para utilizar o serviço no computador, o usuário precisa acessar http://www.vadeonibus.com.br. Logo na página inicial, o passageiro pode escolher por fazer a pesquisa pelo itinerário de uma linha já conhecida ou selecionar o ponto de partida e chegar para descobrir quais linhas fazem este trajeto.

No celular, o usuário precisa baixar o aplicativo na loja de apps do seu telefone. Ao abrir o Vá de Ônibus, alguns menus aparecem para o passageiro. Utilizando a opção “Como ir de um lugar para outro, o usuário escolhe seu ponto de partida e chegada para saber quais linhas oferecem o trajeto. A seleção pode ser feita com o mínimo de transbordos, custo total da viagem, distância percorrida ou caminhada.

No menu “Onde Estou”, o aplicativo usa o GPS para localizar seu usuário. Ao preencher o campo de destino, as linhas de ônibus serão mostradas. A opção “itinerário das linhas” funciona como uma busca pelo trajeto feito por uma linha de ônibus selecionada e já conhecida pelo passageiro.

O Vá de Ônibus também conta com a funcionalidade da “Realidade Aumentada”. Nela, o usuário irá visualizar tags de geolocalização mostrando onde ficam os pontos ou estações de embarque, mesmo que estejam encobertos por edificações, ou que seja necessário virar uma esquina. A funcionalidade é particularmente útil nos corredores de BRS, para saber exatamente para qual ponto se dirigir.

Você pode gostar