Por gustavo.ribeiro

Para celebrar o Dia do Leitor, comemorado no sábado (7), o BRT Rio preparou uma surpresa para seus passageiros. Desde sexta-feira, uma geladeira cheia de livros de diversos autores foi colocada perto da catraca do acesso principal do Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. A ideia é incentivar a leitura através do empréstimo gratuito de obras, que ficarão à disposição do público.

O espaço também terá a finalidade de receber doações. Para isso, basta deixar um livro em uma das prateleiras da geladeira. Não é preciso cadastro, nem marcar horário.

A escritora de livros infantis Luciana Rosa doou dois de seus títulos para o projeto do BRTDivulgação

Segundo o Consórcio BRT, o objetivo do projeto ‘Biblioteca de Rua’ é que o passageiro se interesse pelo livro, leve-o para casa e o devolva, para que outra pessoa tenha acesso ao título. A ação foi idealizada pela professora Maria Lúcia Barbosa. Pedagoga, ela tinha como uma das suas metas na área de educação incentivar a prática da leitura em todas as faixas etárias. Desde sua morte, o projeto é coordenado pelo seu marido, Denilson Henrique Cortes. Foi ele que cedeu a geladeira e os primeiros livros para a iniciativa do Consórcio.

No terminal, circulam, por dia, 50 mil pessoas. A geladeira ficará por tempo indeterminado no Alvorada e estará aberta 24 horas, o que vai possibilitar que as retiradas e as doações ocorram até mesmo de madrugada. A partir da demanda dos passageiros, a biblioteca poderá se tornar itinerante.
Publicidade
“Estou muito feliz por participar da inauguração desse projeto. O interessante dessa biblioteca é que ela vem para facilitar o acesso a uma literatura de qualidade. Então, venham, conheçam e interajam com as obras que ficarão à disposição de todos”, incentivou a jornalista e escritora de livros infantis Luciana Rosa. Ela doou dois dos seus títulos para o projeto - ‘O Planeta está com febre’ e ‘História de terror no fundo do mar’, ambos da Zit Editora.
Você pode gostar