Por claudio.souza

RIO - A Fetranspor deu início, nesta terça-feira, 28, ao piloto do projeto “Fetranspor Social – Transportando Educação e Cultura”, com a visita de 29 alunos do 7º ano e do Projeto Acelera da Escola Municipal Jornalista Assis Chateaubriand ao Museu de Arte do Rio de Janeiro – MAR.

 “Uma felicidade de réveillon!” assim a funcionária Sanny Cotta, da direção da Escola, descreveu sua alegria pela cessão do ônibus para a visita guiada ao Museu. Ela disse que, em sua experiência como coordenadora de ensino por 12 anos, e hoje atuando junto à direção, sempre encontrou muita dificuldade para conseguir condução para esse tipo de atividade, pois o orçamento escolar é muito reduzido e não permite investimento em aluguel de veículos. “Não tenho palavras para agradecer pela criação desse projeto”, afirmou.

Os alunos tiveram explicação sobre a arquitetura do Museu e do seu entorno, admiraram as obras de arte, interagiram com os guias e participaram de experiências. Lúcio da Silva, de 15 anos, disse ter gostado muito de conhecer o MAR. Dentre as obras de arte, a de que mais gostou foi o “arco e flecha” (parte da obra “Loucura”, de Arthur Bispo do Rosário). Já para Lorena Vasconcelos, 12, o melhor de tudo foi poder tirar muitas fotos no espaço do Museu.

O projeto vai levar semanalmente alunos da rede pública de ensino dos municípios do Rio, de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Niterói, Itaboraí e Maricá, para visitas guiadas a espaços culturais. O “Transportando Educação e Cultura” é feito em parceria com os sindicatos de empresas de ônibus da Região Metropolitana do Rio de Janeiro: Rio Ônibus, Setrerj, Setransduc e Transônibus. O passeio inaugural foi feito com o apoio do Rio Ônibus, por ter sido na capital.

Você pode gostar