Por gustavo.ribeiro

RIO - Os passageiros das linhas 600 da empresa Turb Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, agora contam com livros dentro dos coletivos para tornar a viagem ainda mais agradável. Lançado em abril, o projeto Cultura no Ônibus permite que os clientes façam a leitura durante o percurso ou quem preferir pode levar o livro para casa e devolver em outra viagem.

O Cultura no Ônibus teve origem em Brasília com o colaborador Antônio Ferreira e já atingiu várias empresas do grupo que a Turb faz parte, criando uma grande corrente de leitura.

Neste primeiro momento, o projeto conta com o apoio do idealizador da ONG Portal do Livro, Jolcenir Domingos da Silva, de 53 anos. Desde 2007, ele recebe e doa livros para o país inteiro. A ONG doou mais de 700 livros ao projeto da Turb e o idealizador está orgulhoso de fazer parte desta iniciativa. “A ideia é atingir um público diferenciado, que não tem tempo de ir até a uma biblioteca, por exemplo. Agora essas pessoas terão a possibilidade de ler dentro do ônibus ou de pegar um livro e levar para casa, devolvendo posteriormente”, declarou.

Segundo o diretor da Turb, Jean Moraes, o objetivo é atingir o maior número de pessoas com os mais variados títulos e estilos – romance, poesia e literatura. “Quando trazemos algo novo e diferente, isso agrega a qualidade da viagem dos passageiros. Com o Cultura no ônibus, vamos incentivar e criar maneiras de que os livros cheguem até o leitor e também despertar o interesse em quem não tem o costume de ler”, comentou.

Você pode gostar