Por thiago.antunes

Rio - Eram 10h30 de segunda-feira quando 40 alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Desembargador Ronald de Souza, de São Gonçalo, faziam fila, ansiosos, para desbravar o Aquário Marinho do Rio, o AquaRio, na Região Portuária. Antes do início do passeio, os olhos da criançada, de 6 a 12 anos, brilhavam ao ver a ossada de uma baleia jubarte de 13 metros suspensa no hall de entrada. E os celulares já estavam em mãos à espera de centenas de selfies.

O colégio foi um dos contemplados pelo projeto Transportando Educação e Cultura, da Fetranspor. Lançada em março, a iniciativa vai levar semanalmente alunos da rede pública da Região Metropolitana para visitas guiadas a espaços culturais.

Os olhinhos da criançada brilhavam com as atrações do espaço. A cada semana%2C 160 são levadas de ônibusDivulgação

O projeto é feito em parceria com quatro sindicatos de empresas de ônibus: Rio Ônibus (município do Rio), Setrerj (Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá e Maricá), Setransduc (Duque de Caxias, Magé e Guapimirim) e TransÔnibus (Nova Iguaçu, São João de Meriti, NilópolisBelford Roxo e Mesquita).

Aluno do 5º ano, Felipe de Andrade Costa, 10 anos, saiu admirado de um espaço envolto por um aquário de cardumes onde os visitantes podem entrar. “É muito show! Parece que estou junto com os peixes!”, vibrou. Ana Vitória Alves Barbosa, de 10 anos, do 5º ano, e Yasmin Faillace, 6, do 1º ano, gostaram de ver os tubarões. “A primeira vez que vi um tubarão tão de perto foi hoje!”, contou Ana Vitória. “Vou chamar meus pais para virem conhecer”, disse Yasmin.

A diretora do colégio, Alessandra Braga, elogiou o projeto. “É muito importante para fomentar conhecimento e cultura. A gente está dando oportunidade a crianças de comunidades que não teriam acesso a nada disso”. Ela explicou que os estudantes foram sorteados pelas professoras em sala de aula.

Segundo a gerente de Comunicação e Eventos da Fetranspor, Veronica Abdalla, o projeto promove quatro visitas semanais a diferentes monumentos. Além do AquaRio, estão no roteiro o Museu do Amanhã, o MAR e o Museu Histórico Nacional. As escolas são selecionadas pelas secretarias de Educação após convite feito pelos sindicatos.

Você pode gostar