Por adriano.araujo

Rio - A prefeitura iniciou nesta segunda-feira a implantação das faixas olímpicas nas principais vias da cidade. A sinalização será concluída em duas etapas: hoje e 31 de julho. Quem descumprisse as regras estaria sujeito a pagar multa de R$ 1.500, mas uma decisão da Justiça suspendeu a aplicação da infração aos motoristas.

Na decisão, da última sexta-feira, o desembargador Cláudio dell´Orto diz que o código de trânsito já prevê multa para quem usa as pistas indevidamente. No Código de Trânsito Brasileiro, a multa estabelecida pode chegar a R$ 127,69 e ser considerada uma infração grave por 'transitar com veículo na faixa esquerda de circulação". Na própria sexta-feira, o Ministério Público havia entrado com recurso para impedir a sua aplicação.

A regra que previa a multa incluiria veículos não credenciados ou autorizados, que circularem pelas faixas. A infração será fiscalizada principalmente por pardais. O objetivo é facilitar o deslocamento dos competidores entre a Vila dos Atletas e as instalações dos Jogos. Corredores BRS, com faixas olímpicas, funcionarão 24 horas por dia e a Avenida Niemeyer terá restrição de circulação. O sistema consiste na sinalização de uma faixa de tráfego dedicada a veículos credenciados pelo Comitê Organizador Rio 2016 e se estenderá até 22 de agosto.

A partir de hoje, a faixa reversível da Linha Amarela será cancelada. Durante o mesmo período, os acessos os acessos 1A (Estrada do Pau-Ferro), 2 (Méier), 3 (Engenho de Dentro), 4 e 4A (Av. Dom Helder Câmara) da Linha Amarela ficarão fechados no período da manhã entre 6h e 10h, no sentido Fundão. O acesso 8, no sentido Barra, ficará fechado no período da tarde entre 15h e 21h. Os motoristas já encontraram retenções por conta dos bloqueios e agentes da CET-Rio orientam no locais.

FAIXAS

Prioritárias: Veículos olímpicos e de transporte público. Vias de BRS nos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon e Centro, sinalizadas com a marca Rio 2016 e com a faixa contínua ou tracejada azul. Faixas seletivas da Av. Brasil; a Av. Niemeyer e as vias da Ilha do Fundão.

Dedicadas: A partir de 31 de julho. Para uso exclusivo de veículos olímpicos.

Compartilhadas: Permite o tráfego de qualquer veículo, mas os motoristas devem dar preferência ao fluxo dos veículos olímpicos. São sinalizadas apenas com marca Rio 2016. 

Você pode gostar