Por adriano.araujo

Rio - Passageiros de trens que usam os ramais de Saracuruna, Vila Inhomirim e Guapimirim enfrentaram transtornos, na manhã desta quinta-feira. O roubo de cabos durante a madrugada perto de Gramacho, segundo a SuperVia, interrompeu a circulação em 22 estações. O trecho foi normalizado às 8h30, quatro horas depois do horário previsto para iniciar o serviço.

As estações Saracuruna, Campos Elíseos e Jardim Primavera e das extensões Vila Inhomirim e Guapimirim ficaram fechadas para embarque e desembarque enquanto técnicos da concessionária trabalharam nos reparos da rede aérea. Durante este tempo, no ramal Saracuruna os trens circularam somente entre as estações Central do Brasil e Gramacho.

Estação de Saracuruna fechada%2C na manhã desta quinta-feiraLeitor Douglas Mendonça / WhatsApp O DIA (98762-8248)

Os passageiros eram informados sobre a operação através do sistema de áudio dos trens e estações. A SuperVia, em nota, disse que repudia ações como essa, que danificam o patrimônio público e causam transtorno a milhares de pessoas. A concessionária vai registrar o crime na delegacia da região.

Mais de 350 casos este ano

De acordo com a SuperVia, o furto de cabos representa um dos principais casos de vandalismo ocorridos no sistema de trens. Somente este ano, foram registradas 355 ocorrências. 

Agentes realizam rondas ao longo da malha férrea, mas não possuem poder de polícia. O Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer), da PM, fazia a segurança na SuperVia, mas o policiamento foi extinto. Segundo a concessionária, alguns policiais contratados pelo Programa Estadual de Integração de Segurança (PROEIS) atuam neste serviço.

Você pode gostar