Por caio.belandi
Duque de Caxias - Depois do Outubro Rosa e do Novembro Azul, chegou a vez do Dezembro Vermelho, mês de conscientização e cuidados em relação à Aids.Em Duque de Caxias, a Secretaria de Saúde vai realizar uma série de ações. Serão 21 dias de serviços para a população, nos quatro distritos do município.
O foco maior estará na realização de testes rápidos para a identificação de novos casos da doença. Profissionais do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais estarão espalhados na cidade para uma grande campanha, que contará também com a distribuição de preservativos e material informativo.
Publicidade
“O teste rápido por punção agiliza o diagnóstico de maneira precoce. Quanto mais cedo à identificação do vírus, mas rápido é iniciado o tratamento e o controle da doença”, destacou o coordenador do Programa Municipal de DST/AIDS, Gustavo Maia. “Este atendimento é muito importante para nós mulheres”, afirmou Alessandra Ferreira de Jesus, de 41 anos.
Até o dia 16, as seis Unidades Pré-Hospitalares do município (Saracuruna, Xerém, Pilar, Campos Elíseos, Imbariê e Parque Equitativa) também realizarão um dia especial de testagem e conscientização sobre o vírus, responsável pela morte de 13 mil pessoas no Brasil em 2014, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde.
Publicidade
“É uma ação muito importante. É informativa e desperta para o assunto. Tinha 18 quando descobri que era portadora de HIV, na época eu não sabia nada sobre a doença. Não tive muita informação e não tinha consciência da importância de se previnir”, conta Maria Aparecida, 31.