Por caio.belandi
São João de Meriti - Palavras inspiradas e inspiradoras que revelam o talento de alunos de 65 escolas municipais de São João de Meriti. Versos que ficarão gravados para sempre, já que poesias e contos escritos por alunos viraram livro.
Ao longo de todo o ano letivo, os estudantes participaram de um concurso de poesias em que 102 textos foram selecionados para compor o livro. Os alunos foram divididos em quatro categorias: poesia infantil, juvenil, adulto e conto infantil.

Um dos coordenadores do concurso, o poeta e presidente da Academia de Letras e Artes Meritiense, Gênesis Torres, falou sobre o projeto e comemorou o resultado final do livro. “Esse concurso foi idealizado com o objetivo de levar a literatura para as escolas. Os alunos escreveram textos belíssimos. Temos que lutar para que a literatura se renove. Nossos jovens são capazes e inteligentes. É preciso incentivá-los cada vez mais”.

O livro leva o nome do poeta Mário Marinho, que nasceu em São João de Meriti.“Eu sempre gostei de escrever, mas não imaginei que venceria o concurso. Como o tema era livre, escolhi falar sobre o poder divino e deu certo. Estou feliz por ter participado e principalmente por ter o meu texto registrado para sempre em um livro. Está sendo incrível”, comemorou o estudante vencedor da categoria conto infantil, Bruno Braga, 10, do 5º ano da Escola Municipal Professor Virgílio Machado.

Publicidade
“Esses são os nossos poetas, a nova geração. Alunos que terão seus textos eternizados nas páginas desse livro. Eles foram brilhantes, é um projeto maravilhoso”, disse, emocionada, a secretária de Educação, Cultura, Esporte e lazer, Eneila de Lucas.