Por caio.belandi
Nova Iguaçu - Bastam alguns minutos de chuva para o alagamento de ruas e avenidas repetir uma rotina no verão na Baixada Fluminense. Moradores de Nova Iguaçu, Mesquita, São João de Meriti, Belford Roxo, Nilópolis, Duque de Caxias e Queimados têm sofrido diariamente com a situação.
Em algumas ruas do Centro, em Nova Iguaçu, fica impossível passar. “Quase todos os dias tenho saído tarde do trabalho esperando a água na rua baixar. Qualquer chuvinha alaga tudo”, conta Gabriela dos Santos. E a situação não é diferente nos bairros mais afastados. Em Vila de Cava e Santa Rita moradores afirmam que as ruas viram verdadeiros rios. “Estamos ficando ilhados em casa”, conta Carla Pontes, moradora de Vila de Cava.
Publicidade
O mesmo acontece na Rua Prefeito Braulino dos Matos Reis, na Vila Leopoldina, em Caxias, na Av. Automóvel Clube, em São João de Meriti, e na Estrada Feliciano Sodré, no Centro de Mesquita, que por causa dos alagamentos prejudicam o trânsito. “Um trajeto de 40 minutos se transforma em quase 2 horas”, reclama Jorge Antônio, 41, de Belford Roxo.
A Prefeitura de Queimados disse que tem intensificado os mutirões de limpeza. Em São João de Meriti um Plano de Contingência de Enchentes foi elaborado. A Prefeitura de Belford Roxo informou que retirou mais de 100 mil toneladas de lixo das ruas, além da limpeza de bueiros e redes de águas pluviais. Já a Prefeitura de Nova Iguaçu afirmou vai desentupir bueiros e fazer obras de drenagem. Em Caxias, a Prefeitura disse que está tentando organizar a cidade.