Por caio.belandi

Nova Iguaçu - Conquistar novos espaços e aumentar fronteiras são objetivos que a Rede Baixada em Cena, composta por 17 coletivos da região, tem alcançado com sucesso. A nona edição da Mostra Baixada em Cena será em solo carioca, de 12 a 21 de agosto, no Galpão Gamboa. A ideia de trazer esta edição para a cidade do Rio foi surpresa nos bastidores do Prêmio Shell, quando Marco Nanini, idealizador do Galpão Gamboa, convidou o movimento, vencedor na categoria Inovação, para ocupar o espaço cultural.

Peça ‘Torturas de um Coração’%2C da Companhia de Teatro Casa Verde%2C está na programação da Mostra%2C que será realizada de 12 a 21 de agostoDivulgação

A mostra vai ampliar os horizontes e apresentar não apenas espetáculos teatrais, como também curtas-metragens de grupos da Baixada, em parceria com o Festival de Cinema da Baixada Ver Cine e com o Cine Faces Festival. Além dos espetáculos e filmes, a programação será composta de bate-papo com as companhias da rede após os espetáculos e mesas com convidados como Pablo Capillé e Marcus Faustini. “O movimento, que já existe há quase uma década, nasceu da vontade de realizar um encontro entre grupos de teatro baseados na Baixada Fluminense, pensadores, público e produtores culturais para discutir a criação estética e o poder de mobilização por meio das vivências cênicas da região. Nos unimos para ficarmos mais fortes”, ressaltou Lino Rocca, um dos fundadores da Rede Baixada Em Cena e integrante do CETA, de Nova Iguaçu.

Criada em 2008, a Rede Baixada em Cena, que hoje mobiliza 17 grupos de nove diferentes cidades da região, tem a meta de resistir coletivamente a desafios comuns aos artistas de teatro da Baixada Fluminense. “Passamos por várias situações de falta de apoio técnico e financeiro às ações artísticas e culturais que desenvolvemos. Nosso foco é potencializar e dar mais visibilidade da produção cênica da Baixada. A Rede também se propõe a fortalecer a consciência política e participativa de artistas e produtores, por meio da colaboração voluntária, do fluxo de informações e trabalhos coletivos”, afirmou Lino. O Galpão Gamboa fica na Rua da Gamboa 279, Centro do Rio. Os ingressos para os espetáculos custam R$ 2. Já as demais atividades são gratuitas.

Você pode gostar