O Dia Baixada

Criação de brinquedos em sala de aula

Universitários fazem objetos a partir de material reciclado

Duque de Caxias - Um fliperama manual com elástico e pedaços de madeira, um ‘totó’ com madeira e cabos de vassoura, uma casinha de boneca de papelão. Esses são alguns dos brinquedos feitos por estudantes de uma universidade, em Duque de Caxias. Os alunos do curso de Engenharia de Produção utilizaram objetos que poderiam ser jogados no lixo para fazer peças que serão doadas a instituições e creches da região.

Alunos de Engenharia de Produção, em Caxias, vão doar as peças para creches municipais e instituições Divulgação

O idealizador do projeto é o professor Rubens Walker, que há alguns anos buscava uma forma que tornasse suas aulas mais atrativas e também mais práticas. “Sugeri que eles criassem brinquedos a partir de material reciclado, de forma lúdica e criativa, mas com vista à sustentabilidade e inserção social. Desta forma eles aprendem toda a teoria que é dada em sala de aula e ainda fazem uma boa ação. A hora da verdade de cada profissional pode ser plantada ainda na universidade, com atitudes empreendedoras e ferramentas que unem logística, qualidade, atitude, resolutividade e estímulo à gestão de negócios”, explicou o engenheiro.

Os alunos já produziram brinquedos que foram doados para creches do município de Duque de Caxias e para a brinquedoteca da Escola de Educação da Unigranrio. Evelyn da Silva Reis, aluna do 10º período, fez um projeto com técnicas mecânicas e eletrônicas: uma mini escavadeira. “Achei a ideia genial porque faz a gente romper os limites da sala de aula e ir além da teoria. E quem sabe um projeto genial possa nascer daqui? Estou pensando em um novo jogo que possa facilitar o mapeamento de processos”. Os brinquedos estão em exposição na Unigranrio até o dia 10. A universidade fica na Rua Prof. José de Souza Herdy, 25 de Agosto, em D. Caxias.

Relacionadas

    Comentários

    Mais lidas

      Escolha do Editor

        Newsletter

        Receba gratuitamente o melhor conteúdo de O DIA no seu e-mail e mantenha-se muito bem informado

        • Anuncie também pelo DIAFONE(21) 2532-5000
        Anuncie