Por caio.belandi

Nova Iguaçu - A  Baixada Fluminense entrou para o roteiro turístico ecológico do estado, chamando mais atenção para suas belezas naturais. Esta é a aposta do projeto Baixada Verde que pode mudar a imagem da região, conhecida pelos problemas sociais. Um dos pontos fortes é o Parque Municipal de Nova Iguaçu, que preserva floresta que corresponde a um terço da Mata Atlântica que restou no estado. Rafael Souza, 30, de Mesquita, visitou o parque pela primeira vez e aprovou. “Ouvia falar, mas nunca tinha vindo. Estou amando tudo que estou vendo”.

Parque preserva grande diversidade de fauna e flora da Mata AtlânticaDivulgação

São 1.100 hectares de área preservada, o equivalente a 1100 campos de futebol, com uma grande diversidade da fauna e da flora da Mata Atlântica. Os visitantes podem ainda se refrescar nos 11 lagos liberados para banho. Quem quer aventura tem ainda sete trilhas, duas áreas para rappel e escalada, rampa de voo livre e o famoso vulcão de Nova Iguaçu.

Para Edgar Martins, diretor do parque, este é um grande incentivo ao turismo local. “A expectativa é de que o parque seja mais valorizado e que as pessoas explorem tudo que ele tem a oferecer”.

Com tanto potencial a expectativa é grande. “As pessoas vão ver a região de forma diferente. Temos uma beleza natural fantástica e todos precisam conhecer”, afirma Fernando Cid, secretário de Meio Ambiente de Nova Iguaçu.

Quem frequenta o local diz que a diversão é garantida. “Há quase 10 anos organizo caminhadas. Além de trazer contato com a natureza, é tudo de graça”, diz o professor de Educação Física, Luciano de Almeida Feitosa. O Parque abre de 8h às 16h. O acesso mais fácil é pela Estrada da Cachoeira, em Mesquita. Quem sai da estação de trem de Juscelino deve ir pela Av. Feliciano Sodré.

Você pode gostar