Por marlos.mendes

Rio - Uma série de atividades vai marcar os 176 de Saquarema. A data oficial do aniversário é dia 8, mas comemorações vão acontecer durante todo o mês de maio. Entre as atrações, etapa do Campeonato Mundial de Surf e a final da Copa Saquarema de Futebol, além de show gratuito com a banda Capital Inicial.

Saquarema celebra 176 anos e terá vários eventos comemorativos%2C como etapa do Campeonato Mundial de SurfeDivulgação

O pontapé inicial das festividades vai ser no domingo, 7 de maio. Na data será realizada uma missa na Igreja Nossa Senhora de Nazareth e também sessão solene na Câmara Municipal. No dia 8, a data oficial de aniversário, estão programados desfile cívico e culto de ação de graças na Igreja Metodista de Bacaxá. Vai ser realizada também a final da Copa Saquarema de Futebol 2017, no Estádio do Boa Vista, em Bacaxá.

Na terça, dia 9, vai acontecer a abertura do Campeonato Mundial de Surf Oi Rio Pro 2017 — o torneio irá até 20 de maio. A etapa será realizada na Praia de Itaúna e é válida para a World Surf League (WSL). São esperados surfistas de diversos países, entre eles os brasileiros Gabriel Medina e Adriano de Souza (o Mineirinho), além de John John Florence e Kelly Slater.

Já no sábado, 13 de maio, o ponto alto das comemorações. Será realizado show gratuito com a banda Capital Inicial. São esperadas cerca de 40 mil pessoas na Praça do Coração, no Centro. “Sempre acreditei no potencial turístico da nossa cidade. Recebemos milhares de turistas do mundo todo, mas queremos muito mais. Para tanto, nada de milagre, apenas trabalho e dedicação”, destaca o secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Rômulo Gomes.

No dia 20, a final do Campeonato Mundial de Surf Oi Rio Pro 2017, na Praia de Itaúna. No dia 26 haverá inauguração da Clínica da Mulher, no bairro Porto da Roça, enquanto que no 31 de maio será a vez da inauguração da Escola Municipal Sebastião Manoel dos Reis, no Rio Seco.

Índios tamoios deram nome à cidade

Saquerema fica distante cerca de 110 quilômetros do Rio de Janeiro e é conhecida como a capital brasileira do surfe. O nome da cidade é de origem indígena e foi dado pelos tamoios que habitavam a região. Foram eles que apelidaram a lagoa do município de 'Socó-Rema', que quer dizer bando de socós — ave peralta abundante naquela época.

Os portugueses chegaram à região em 1531 com a expedição de Martim Afonso de Souza. Depois de contornar Cabo Frio, eles atracaram em frente ao Morro de Saquarema, onde hoje está a Igreja de Nossa Senhora de Nazareth, a padroeira da cidade.

Freguesia criada com a denominação de Nossa Senhora de Nazaré de Saquarema, em janeiro de 1755, era subordinada ao município de Cabo Frio. Em 8 de maio de 1841 é, enfim, desmembrada. Em dezembro de 1859 volta a ser anexada a Cabo Frio. Só em 1890 é que Saquarema é elevada à condição definitiva de cidade.

ATIVIDADES

7/5
17h30 — Missa na Igreja Nossa Senhora de Nazareth
19h — Sessão Solene da Câmara Municipal

8/5
9h — Desfile Cívico
19h — Culto de Ação de Graças  na Igreja Metodista de Bacaxá
19h — Final da Copa Saquarema de Futebol 2017 no Estádio do Boa Vista (Bacaxá)

9/5
8h — Abertura do Campeonato Mundial de Surf Oi Rio Pro 2017 (Praia de Itaúna)

13/5
20h — Show Capital Inicial na Praça do Coração (Centro)

20/5
11h — Final do Campeonato Mundial de Surf Oi Rio Pro 2017 (Praia de Itaúna)

26/5
10h — Inauguração da Clínica da Mulher (Porto da Roça)

31/5
18h — Inauguração da Escola Municipal Sebastião Manoel dos Reis (Rio Seco)

Você pode gostar