Por luana.benedito

Rio - Um dos eventos religiosos mais emblemáticos de Paraty está para começar. De amanhã, 26 de maio, até o dia 4 de junho, será realizada a tradicional Festa do Divino. Na programação, atrações religiosas e folclóricas, além de shows e apresentações de dança e ciranda, entre outras atividades. São esperados mais de 15 mil visitantes ao longo dos dez dias de evento.

Danças folclóricas e a realização de bingos e gincanas estão programadas. Na Praça da Matriz, no Centro, barracas de bebidas e de comidas típicasDivulgação

“A Festa do Divino é um dos principais patrimônios da cidade, onde os moradores das zonas costeira, rural e da cidade se unem para manter viva a devoção ao divino. As manifestações cultural e religiosa acontecem durante os 10 dias de festa, tendo como ponto alto a coroação do imperador”, destaca o secretário de Turismo de Paraty, Gabriel Costa.

Pela primeira vez na história da Festa do Divino de Paraty, a programação musical está a cargo do Sesc, em parceria com a secretaria de Turismo. Outra novidade é que na edição 2017 será feito um resgate de danças típicas, como a Dança dos Velhos e a Dança das Fitas. “O Sesc ainda vai realizar oficinas que buscam o resgatar essas tradições que estavam adormecidas”, destaca Gabriel Costa.

Considerada um patrimônio cultural imaterial de Paraty desde 2013, a Festa do Divino é atribuída à Rainha Isabel, que viveu entre os anos 1271 e 1336. A festividade chegou ao Brasil pelas mãos dos colonizadores portugueses e acontece 50 dias após a comemoração da Páscoa — Dia de Pentecostes. Em Paraty, a Festa do Divino é realizada desde o século XVIII.

Além das várias apresentações musicais, a Festa do Divino terá ainda outras atividades. Ao longo dos dez dias de evento vão ser realizadas rifas, gincanas e bingos. Também serão montadas na Praça da Matriz, no Centro, barracas para a venda de bebidas e comidas típicas. O local também vai receber palco para os show de música.

Você pode gostar