Por gabriela.mattos

Rio - Teresópolis estende o tapete vermelho para a sétima arte. A cerimônia de premiação da 2ª edição do Brazil International Film Festival ocorreu, na noite deste sábado, no Teatro Municipal da cidade da Região Serrana. A festa reuniu atores, diretores e produtores brasileiros e estrangeiros, além de convidados.

Marcos Salles entregou o prêmio de melhor documentário ao representante da diretora Donna RobertsLuiz Almeida / Agência O Dia

Ao todo, 53 produções concorreram na competição, entre curtas e longas-metragens, documentários e filmes de animação, além de séries de TV e Internet. O Melhor Longa, maior prêmio da noite, foi dado a "Stolen Path", de Goldie Smitlener. Já "Yemanjá", de Donna Roberts, foi eleito o Melhor Documentário. O troféu foi entregue pelo presidente do DIA, Marcos Salles, a um representante da diretora da obra, que não pode estar presente nesta noite.

Já o Melhor Curta-metragem em Língua Portuguesa foi o "A Hora", de Leandro Corinto, que se mostrou emocionado após receber o troféu. "É difícil fazer cinema no Brasil, mas estou feliz ainda mais porque sou da cidade-irmã, que é Petrópolis", disse o diretor durante a cerimônia.

Nesta noite, foi entregue também o prêmio de Melhor Filme de Estudante ao "Noturno", de Eduardo Mattos. "É uma oportunidade de mostrar o filme no meu país", afirmou o diretor, que atualmente mora em Berlim, na Alemanha.

"O Quarto ao Lado", de Rafael Calomeni, recebeu o título de Melhor Filme de TV & Web Séries. Enquanto isso, a Melhor Animação ficou para "Stars", de Han Zhang. Além disso, o filme "The Veil" ganhou o prêmio de Melhor Roteiro de Curta-Metragem, e o "Broken Wings", de Robbert Snijders, o Melhor de Longa Metragem.

O Melhor Curta Estrela Azul foi entregue para o "The Road" e o Longa Estrela Azul, ao "One Buck", de Fabien Dufils. Já o Melhor Curta-Metragem foi conquistado pelo "The Guilt List", de Tereza Hirsch, que veio ao Brasil pela primeira vez neste mês. "Estou muito agradecida por tudo, não sei nem o que dizer", acrescentou, emocionada.

Vencedor na categoria de Melhor Ator, com o filme "A Hora", Tião D'Avila agradeceu aos amigos que o ensinaram a ser ator. "A vida é uma montanha-russa. Eu amo o que faço. É a única coisa que sei fazer", afirmou o artista, de 63 anos de idade e 40 de carreira.

Laryssa Dias, escolhida como Melhor Atriz, enfatizou que "À Margem de Nós Mesmos" é um filme importante para o cinema. "Aborda um tema pouco comum, que é a plurisexualidade, de forma bastante sutil", explicou.

Veja os vencedores dos prêmios técnicos:

Ator - Tião D'Avila (A Hora)

Atriz - Laryssa dias (À margem de nós mesmos)

Trilha sonora - Kat Green (The Big Swin)

Edição - Jack Davis (Dreams of ice)
roteiro:

Roteiro - Jeremy Rigby (An Afterlife)

Fotografia -  Artur Gubin (The Guilt List)

Direção - John Banovich (Stolen Path)

Veja os prêmios especiais do júri:

The Gift of the Magpie, de anita george

32 Dentes, de Davi Kolbi

Por uma escola dos sonhos, de Ana Carolina

Lilac, de Hank Isaac

Opportunity, de Mohit Goswani

Você pode gostar