Por thiago.antunes

Rio - O poder transformador da arte é o mote da programação de junho nos cinemas do Sesc Rio. Serão 130 sessões gratuitas nas 16 unidades do estado. Os oito filmes que compõem a mostra ‘Viver é fácil - Arte e vida no cinema’ são de gêneros diversos e contemplam produções do Brasil, França, Espanha e Estados Unidos, além de coproduções internacionais. Comum a todas elas, histórias de vida de personagens impactados por alguma manifestação artística.

É o caso do documentário ‘A alma da gente’, que mostra a influência das oficinas de dança do coreógrafo Ivaldo Bertazzo sobre adolescentes da Favela da Maré. Dirigido por Helena Solberg e David Meyer, o filme acompanha a rotina de treinos e a interação entre os participantes durante as aulas.

Aulas de dança na Favela da Maré são retratadas em documentárioDivulgação

Dez anos depois, os cineastas voltaram aos mesmos alunos para saber se a experiência com a dança provocou mudanças em suas vidas. A primeira exibição de ‘A alma da gente’ será amanhã, no Sesc Três Rios, com sessão às 19h.

Outro filme brasileiro da mostra é a comédia ‘Super nada’, de Rubens Rewald. O longa conta a história de Guto (Marat Descartes), um artista de rua que sonha ter seu trabalho reconhecido. Ele admira Zeca, um comediante da TV. Mas, quando fã e ídolo se encontram para um teste, a relação entre os dois não era exatamente o que Guto esperava. Zeca é vivido pelo cantor Jair Rodrigues, morto em 2014. 

O filme 'Super nada' traz o cantor Jair Rodrigues no papel de ZecaDivulgação

Opções na capital

A programação da mostra vai percorrer os cinemas do Sesc em todas as regiões do estado. Na cidade do Rio, estão previstas sessões em Copacabana, Engenho de Dentro, Madureira, Ramos e Tijuca.

Na Baixada

Na Baixada, os filmes serão exibidos nas unidades de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Niterói e São Gonçalo.

Outras cidades

A mostra também passará pelo interior, com exibições em Barra Mansa, Campos dos Goytacazes, Petrópolis, Nova Friburgo, Teresópolis e Três Rios.

Debate

Após sessões do filme ‘O congresso futurista’ haverá debate com a cientista social Samantha Brasil nas unidadades de Copacabana, Engenho de Dentro e São João de Meriti. 

Fique atento

Acompanhe a programação no site do Sesc Rio: www.sescrio.org.br. Todas as sessões são gratuitas.

Você pode gostar