Por lucas.cardoso

Itatiaia - Itatiaia celebra em grande estilo 28 anos de emancipação — a data oficial é hoje, dia 1º de junho. Para comemorar está programada uma série de atividades, com atrações para todos os gostos. Até domingo haverá apresentações de dança, shows com nomes famosos da música brasileira, parque de diversões e barracas de comidas típicas da região, entre outras. Todos os eventos acontecem na Praça Mariana Rocha Leão, no Centro.

Os sertanejos Bruno e Barreto prometem muitos sucessosDivulgação

Para o organizador Altamir Bossan, a festa é destinada aos itatiaienses de todas as idades. “Além das apresentações com artistas de renome nacional, teremos a valorização da nossa região com shows regionais com banda, grupos e duplas da cidade de Itatiaia e adjacências. Estamos preparando também uma parte cultural e esportiva. Opção é o que não vai faltar neste ano. Queremos o resgate da nossa festa, das comemorações e da cultura de Itatiaia”, destaca Bossan.

Hoje, a grande atração será o show da cantora Naiara Azevedo, que levará sucessos da música sertaneja, como a música “50 Reais”. No dia 2, a apresentação principal ficará a cargo do cantor Nego do Borel. Já no sábado, 3 de junho, a grupo de pagode Imaginasamba.

Por fim, fechando as comemorações de aniversário de Itatiaia, a dupla sertaneja Bruno e Barreto. Os dois prometem agitar a noite cantando sucessos como “Farra, Pinga e Foguete”, “Eu Quero é Rolo” e “40 Graus de Amor”, entre outras músicas.

HISTÓRIA

Distante 174 quilômetros da capital, Itatiaia era anteriormente um distrito de Resende. A emancipação aconteceu em 1º de junho de 1989. A origem do nome, no entanto, é bem mais antiga e remonta aos índios Puris que habitavam a região. Itatiaia significa pedras cheias de pontas.

Oficialmente, o vilarejo foi fundado em 1839 e batizado inicialmente com o nome de Campo Belo. Com o ciclo do café, a região abrigou diversas fazendas, com destaque para a da Cachoeira, a Itatiaia e a de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, onde hoje está o Parque Nacional do Itatiaia.

O Parque Nacional do Itatiaia, aliás, foi criado em 1937, sendo o primeiro do gênero no Brasil. A cadeia de montanhas abriga o Pico das Agulhas Negras, com 2.791 metros, um dos cartões-postais da cidade, que tem a economia baseada na indústria do turismo.

Você pode gostar