Por luana.benedito

Rio - Desenvolver a consciência ambiental e inibir a pesca predatória no Rio Paraíba do Sul e respectivos afluentes. Estas são as principais premissas do Torneio Ecoanzol de Pesca ao Robalo. A competição será neste sábado, dia 10, em Campos dos Goytacazes, nas águas do próprio rio, no trecho entre a Usina Santa Cruz e o Solar dos Airizes. São esperados cerca de 60 competidores.

Para Marcelo Fernandes%2C objetivo é fomentar o turismo e chamar a atenção para a conservação ambientalDivulgação

Organizado pela Federação de Pesca e Lançamento do Estado do Rio de Janeiro (Fepelerj) e a Confederação Brasileira de Pesca e Lançamento — Nova Pesca Brasil (CBPL-NPB), em parceria com a Prefeitura de Campos, o torneio está programado para começar às 9h. A previsão é que a competição se estenda até por volta das 19h. Para o entretenimento dos competidores e visitantes, no cais da Lapa haverá uma praça de alimentação e estande de empresas e instituições governamentais e não governamentais.

De acordo com o presidente da ONG Ecoanzol, Marcelo Fernandes, todos os peixes capturados durante o torneio serão medidos, pontuados e devolvidos com vida ao seu habitat natural — o Rio Paraíba do Sul. Ainda segundo Fernandes, um dos objetivos da competição é mostrar o grande potencial que a pesca esportiva pode representar para o município e a região Norte Fluminense.

“O objetivo é fomentar o turismo e voltar a atenção das pessoas e instituições para a prática da conservação ambiental. Já estamos até estudando a realização de outros eventos, como no próximo verão, na praia do Farol de São Thomé”, vislumbra Marcelo Fernandes, acrescentando que o torneio entrará para o calendário nacional de pesca esportiva de Campos.

Ainda conforme o presidente da ONG Ecoanzol, outro objetivo da primeira edição do Torneio Ecoanzol de Pesca ao Robalo é atrair competidores de outras regiões e estados brasileiros, além de colocar em prática ações de educação ambiental. “Visamos também atrair os olhares das instituições ambientais para o Paraíba do Sul e defender uma proposta de estudo de defeso específico para o robalo nas águas do rio”, valoriza Marcelo Fernandes.

Você pode gostar