Por luana.benedito

Rio - Os apreciadores da boa mesa têm motivos de sobra para comemorar. Na próxima semana três eventos gastronômicos prometem agitar o Estado do Rio. No cardápio de atrações, pratos especialmente preparados por chefs renomados — inclusive do exterior —, além de muita música, dança, atividades infantis, iguarias das mais variadas e festival de cerveja artesanal, entre outras.

Na Região Serrana, Petrópolis vai realizar a 28ª edição da Bauernfest, a tradicional Festa do Colono Alemão — entre 23 de junho a 2 de julho. O evento, que anualmente reúne o melhor da colonização germânica da Cidade Imperial, vai ter culinária típica, atividades culturais e danças folclóricas da Alemanha, entre outras atrações. 

Em 2017, aliás, pela primeira vez a Bauernfest acontecerá em três locais diferentes. Além do tradicional Palácio de Cristal, onde fica o Palco Koblenz, haverá também o Palco Koeler (Praça da Liberdade) e o Palco Biergarten (Praça Visconde de Mauá). Neste vai ser realizada edição especial do Deguste — Feira de Cerveja Artesanal. Serão 17 cervejarias de Petrópolis e duas de outras cidades.

Palácio de Cristal vai ser palco para a apresentação de grupos de danças folclóricas da BauernfestDivulgação

“O evento valoriza e exalta nossa colonização germânica. É o período em que celebramos essa tradição com muita festa, oferecendo programação cultural, comidas típicas e o tradicional chope a metro. Enfim, é o momento em que resgatamos nossa cultura alemã”, valoriza Leonardo Randolfo, presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, organizadora do evento.

Em Angra dos Reis, a dica é aproveitar o Festival Gastronomia do Mar, que será realizado no Cais de Santa Luzia, entre os dias 23 e 25 de junho. Vão ser 14 quiosques de restaurantes da cidade, que prometem receitas especiais. Entre os participantes, o Samburá, Canto das Canoas, Conversa Fiada/Supercoffee, Casanova, Fogão de Minas, Sushi dos Reis/Arte Café, Empório Angra, Bendito Bar, Açaí Pancadão/Art Café, Bar do Chuveiro e o Relicário.

Mas não é só. O Gastronomia do Mar também contará com três chefs internacionais. Estão confirmadas as presenças dos portugueses Fernando Santos e Hugo Landeiro — a dupla comanda o restaurante Sacramento do Chiado, no famoso bairro de Lisboa —, além do peruano Fabrizio Parejo — ele está à frente do Merkado 31, em Miami, Estados Unidos. Além deles, o evento terá shows diários, oficinas e workshops, entre outras atrações.

“Nossa ideia é reunir turistas do Estado do Rio e também de São Paulo e Minas Gerais, que gostam de boa comida, principalmente o pescado, especialidade de nossa região. E isso também atende a uma outra proposta do evento, que é impulsionar o público de gastronomia e o acesso aos principais restaurantes do município”, destaca Esssiomar Gomes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba — Sicomércio.

Já no Noroeste Fluminense, a cidade de Santo Antônio de Pádua terá o Festival Gastronômico Pádua Gourmet, também entre os dias 23 e 25 de junho, no Parque de Exposições. O evento é gratuito e vai reunir os principais restaurantes do município e da região. Entre os confirmados, o Quintal do Brum, Sauer, Takeda, Planalto Gourmet, Lounge Café, Lim, Fazen Bem, Batata Mais, Bistro Yellow House, Don Corleone e De Delícias, além de food trucks variados. Cada um dos estabelecimentos vai oferecer o ‘prato festival’ a R$ 20. Na sexta (dia 23), o evento será de 17h à 1h. Já no sábado (24), das 12h à 1h. No domingo (25), das 12h às 20h. 

Você pode gostar