Por luana.benedito

Rio - Niterói quer fazer bonito no universo fashion. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Indústria Naval, Petróleo e Gás acaba de lançar o projeto Espaço de Conexão Colaborativa da Moda, que visa fomentar o setor e atrair empresários do ramo para a cidade. O programa é uma parceria entre a prefeitura e a regional Leste Fluminense da Firjan e o Sindicato da Indústria de Alfaiataria e Confecções de Niterói.

A intenção do projeto é unir forças, atraindo o empresariado que já atua no ramo e também aqueles que desejam investir no setor. Para tanto, o programa prevê a criação de novos espaços de vendas e também para a realização de eventos diversos, onde poderão acontecer exposições, oficinas, desfiles e palestras, além de consultorias em gestão empresarial, entre outras atividades.

Desfile da grife Louis Vuitton no Museu de Arte Contemporânea deu visibilidade internacional à cidadeDivulgação

O projeto Espaço de Conexão Colaborativa da Moda de Niterói ainda prevê o desenvolvimento de ações conjuntas entre os empresários do setor. A ideia é fomentar a criação de grupos de trabalho e promover também a cooperação através de fábricas compartilhadas e outras atividades coletivas.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite, Niterói tem grande potencial para crescer e se desenvolver no setor. Isso porque, segundo ele, é possível apostar no perfil consumidor da cidade. Ainda segundo o secretário, a criação de um polo de moda será mais um elemento aglutinador, um espaço de troca, de reaproveitamento e, principalmente, que vai prestigiar os talentos da cidade, a exemplo do que ocorreu com o Polo Cervejeiro e a Rota Gastronômica da Região Oceânica, que já são uma realidade.

“Niterói tem as melhores lojas da cadeia nacional, além de outras lojas importantes. A cidade tem muito potencial para conquistar um selo da moda. A proposta está lançada e agora temos de fazer acontecer”, destaca o secretário, acrescentando que outros órgãos importantes, como o Senai Rio, o Sebrae e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro estão participando do projeto Espaço de Conexão Colaborativa da Moda de Niterói .

Você pode gostar