O Dia Estado

Concurso traz novos sabores para as escolas de Campos

Objetivo é a valorização da figura das merendeiras na comunidade escolar

Rio - Com o objetivo de destacar o papel de uma das figuras mais importantes na alimentação das crianças, a Prefeitura de Campos lançou o 1º Concurso de Receitas de Merendeiras. Até o final de julho, as profissionais das cozinhas da rede municipal de ensino vão poder caprichar na criatividade em receitas que tenham abóbora, abobrinha, batata doce ou couve nos pratos salgados; e abacaxi, melado ou rapadura nas sobremesas.

As profissionais têm de ser criativas em pratos salgados e doces para incluir a receita no cardápio das escolas Divulgação

Segundo a diretora do departamento de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), Alessandra Frasnelli, além de renovar o cardápio das escolas com pratos saudáveis, o concurso quer ressaltar a relevância das merendeiras na comunidade escolar da cidade.

“A merendeira é a principal educadora nutricional do ambiente escolar, uma vez que, por conviver diariamente com os alunos, é capaz de fomentar a inserção de novos hábitos alimentares através de preparações saborosas e nutritivas”, ressalta Frasnelli.

Os pratos serão avaliados seguindo critérios de criatividade, originalidade, apresentação, sabor, tempo de preparação e melhor aproveitamento dos ingredientes. Estes devem ser provenientes da agricultura familiar.

“É importante incluir produtos da agricultura familiar para fomentar o pequeno agricultor, a agricultura local no município e adquirir produtos mais frescos e saudáveis”, pondera Frasnelli.

As receitas vencedoras deverão ser incorporadas às refeições dos alunos do município a partir do ano letivo de 2018 e, posteriormente, vão fazer parte de um livro lançado pela prefeitura. O primeiro lugar ganhará um celular, o segundo lugar uma bicicleta e o terceiro uma batedeira. A competição acontecerá no dia 27 de outubro no Laboratório de Técnica Dietética da Universidade Estácio de Sá.

Da estagiária Alessandra Monnerat, sob supervisão de Luiz Almeida

Relacionadas

    Comentários

    Mais lidas

      Escolha do Editor

        Newsletter

        Receba gratuitamente o melhor conteúdo de O DIA no seu e-mail e mantenha-se muito bem informado

        • Anuncie também pelo DIAFONE(21) 2532-5000
        Anuncie