Por luana.benedito

Rio - Com o objetivo de destacar o papel de uma das figuras mais importantes na alimentação das crianças, a Prefeitura de Campos lançou o 1º Concurso de Receitas de Merendeiras. Até o final de julho, as profissionais das cozinhas da rede municipal de ensino vão poder caprichar na criatividade em receitas que tenham abóbora, abobrinha, batata doce ou couve nos pratos salgados; e abacaxi, melado ou rapadura nas sobremesas.

As profissionais têm de ser criativas em pratos salgados e doces para incluir a receita no cardápio das escolasDivulgação

Segundo a diretora do departamento de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), Alessandra Frasnelli, além de renovar o cardápio das escolas com pratos saudáveis, o concurso quer ressaltar a relevância das merendeiras na comunidade escolar da cidade.

“A merendeira é a principal educadora nutricional do ambiente escolar, uma vez que, por conviver diariamente com os alunos, é capaz de fomentar a inserção de novos hábitos alimentares através de preparações saborosas e nutritivas”, ressalta Frasnelli.

Os pratos serão avaliados seguindo critérios de criatividade, originalidade, apresentação, sabor, tempo de preparação e melhor aproveitamento dos ingredientes. Estes devem ser provenientes da agricultura familiar.

“É importante incluir produtos da agricultura familiar para fomentar o pequeno agricultor, a agricultura local no município e adquirir produtos mais frescos e saudáveis”, pondera Frasnelli.

As receitas vencedoras deverão ser incorporadas às refeições dos alunos do município a partir do ano letivo de 2018 e, posteriormente, vão fazer parte de um livro lançado pela prefeitura. O primeiro lugar ganhará um celular, o segundo lugar uma bicicleta e o terceiro uma batedeira. A competição acontecerá no dia 27 de outubro no Laboratório de Técnica Dietética da Universidade Estácio de Sá.

Da estagiária Alessandra Monnerat, sob supervisão de Luiz Almeida

Você pode gostar