Por nadedja.calado

Rio - A cultura milenar japonesa vai invadir Petró- polis. De hoje até domingo será realizado o Bunka-Sai, festival dedicado exclusivamente ao país asiático. O evento vai acontecer no Palácio de Cristal e contará com apresentações musicais e de danças folclóricas, barraquinhas com comidas típicas e exposição e desfile de quimonos, entre outras. Todas as atividades são gratuitas. Primeira cidade brasileira a ter uma representação diplomática do Japão — foi instalada em 1897, antes mesmo do início da imigração japonesa no Brasil, em 1908 —, Petrópolis anualmente celebra a cultura nipônica através do Bunka-Sai.

Petrópolis vai homenagear a tradicional cultura japonesa Divulgação

Em sua nona edição, o evento terá uma sé- rie de atividade ao longo dos quatro dias. “O festival tem como objetivo valorizar e destacar uma cultura tão bonita e cheia de tradições. E de um país que tem laços mais antigos com a nossa cidade do que muitos sabem”, valoriza o presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo, que organiza o evento em conjunto com a TurisPetro e a Associação Nikkei de Petrópolis — o apoio é do Consulado Geral do Japão. Aqueles que forem ao Palá- cio de Cristal vão poder participar de oficinas de origami — milenar arte da dobradura de papel — e de mangá — desenhos típicos japoneses, além de assistir apresenta- ções de Bom-Odori — dança folclórica.

No esporte haverá exibições de Judô, Aikidô e Karatê. Também estão programadas palestras sobre a gastronomia nipônica. Além do Palácio de Cristal, a Casa da Educação também vai receber atividades do Bunka-Sai. A programação faz parte da Semana da Cultura Japonesa e vai acontecer entre os dias 15 e 18 de agosto. No local, exposição de fotografias, telas, origamis, bonsais e vestimentas japonesas. Haverá ainda aulas de Japonês e oficinas de mangá e origami, entre outras atividades.

Você pode gostar