Por luana.benedito

Rio - Poucas regiões no Brasil conseguem unir duas características tão marcantes e ao mesmo tempo bem distintas. Pois, a Costa Verde do Estado do Rio é capaz de aliar as belezas da Serra do Mar com a exuberância do nosso vasto litoral à beira do Oceano Atlântico, oferecendo opções diversas de passeios a todos os visitantes. No próximo fim de semana, a principal atração é o Festival da Pinga, tradicional evento de Paraty.

Composta pelos municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Rio Claro, Angra dos Reis e Paraty, a Costa Verde é uma boa opção para aqueles que desejam estreitar contato com a natureza. Afinal, a região é ideal para quem quer desfrutar de passeios ecológicos em trilhas pela Mata Atlântica, com direito a muitas cachoeiras, ou aproveitar as belas praias do litoral.

Cidades da Costa Verde unem litoral exuberante e as belezas da Serra do Mar Divulgação

Para acessar a Costa Verde, a Rio-Santos, com belas paisagens ao longo dos mais de 550 quilômetros de extensão. Da cidade do Rio, a primeira parada é Itaguaí. Lá, se destacam Coroa Grande e Ilha da Madeira, com praias, passeios de barco e esportes náuticos.

Ao lado de Itaguaí, Mangaratiba, que tem Centro Histórico com vários casarões e prédios antigos. Outros destaques são os distritos de Itacuruçá e Muriqui, além do Parque Estadual Cunhambebe — apesar de ter entrada pelo Vale do Sahy, em Mangaratiba, abrange também os municípios de Angra, Itaguaí e Rio Claro. Em Rio Claro, aliás, vale uma visita ao Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos.


Angra dos Reis chama a atenção pelo litoral com 365 ilhas

Tradicional destino de turistas brasileiros e estrangeiros, Angra do Reis tem roteiros para aqueles que curtem turismo histórico e contato direto com a natureza. No Centro, uma das atrações é o Convento de Nossa Senhora do Carmo, além de construções como Museu de Arte Sacra e o Largo do Mercado, entre outras.

Angra também é um destino daqueles turistas que gostam de fazer passeios de barco pelo belo litoral e caminhar por trilhas no meio da mata, além de conhecer cachoeiras e piscinas naturais. A cidade também é ponto de encontro dos amantes dos esportes radicais, sendo ideal para rafting, rapel, mountain bike e outra modalidades esportivas.

Outra atração de Angra são as 365 ilhas, muitas delas paradisíacas, atraindo visitantes de todas as partes do mundo. Destino obrigatório de turistas, a Ilha Grande, abriga roteiros variados, com diversas trilhas, cachoeiras e praias consideradas as mais bonitas do Brasil, como é o caso de Lopes Mendes, Aventureiro e Cachadaço. Na Vila do Abraão, o centro da ilha, lojas de artesanato típico e bares e restaurantes, além de diversas pousadas.

Você pode gostar