Por luana.benedito

Rio - Os amantes da natureza vão ganhar mais duas novas opções de passeios em Niterói. Uma delas é a recém-lançada Trilha Tupinambá, que faz a ligação entre os bairros de São Francisco e Piratininga, atravessando o Parque da Cidade. Outra é a Ilha do Pontal, também em Piratininga, que deverá ser inaugurada em setembro (veja box ao lado).

Com um total de 7%2C5 quilômetros%2C a Trilha Tupinambá se junta a outras 36 trilhas que cortam o Parque Estadual da Serra da Tiririca e o ParnitDivulgação

Com um total de 7,5 quilômetros, a Trilha Tupinambá se junta a outras 36 trilhas que cortam o Parque Estadual da Serra da Tiririca e o Parnit (Parque Municipal de Niterói — Unidade de Conservação de Proteção Integral). Sinalizada para ser utilizada sem auxílio de guias, a Trilha Tupinambá, devido à grande procura por parte dos trilheiros, está agendando visitas guiadas para os dias 5, 10 e 22 de setembro, sempre às 9 horas — agendamentos podem ser feitos através do e-mail areasverdes. pmn@gmail.com.

Considerada moderada, a Trilha Tupinambá requer um mínimo de resistência e fôlego por parte daqueles que se aventuram a encarar o desafio de percorrer toda a sua extensão. Afinal, são cerca de três horas de subidas e trechos com pequenas escaladas, com trajetos também bem sinuosos. Por outro lado, a vista promete agradar aos mais exigentes — é possível avistar a própria Praia de Piratininga e até mesmo a cidade do Rio. Outra atrativo é que o local abriga diversas espécies da fauna e da flora da Mata Atlântica, além de córregos.

De acordo com o coordenador do Parque da Cidade e professor de Turismo, Alex Figueiredo, a principal recomendação para quem vai fazer a trilha é usar roupas leves, boné, repelente e levar água e algum tipo fruta. “É um lugar muito bonito. Só pedimos que as pessoas mantenham o local e que utilizem a trilha para passeios e admiração. É importante que não joguem lixo e não destruam a sinalização ou as espécies nativas”, orienta Figueiredo.

Paraíso em plena Piratininga

A Prefeitura de Niterói se prepara para abrir a visitação da Ilha do Pontal, em Piratininga, para as crianças das escolas da cidade — a abertura deverá acontecer até o fim de setembro. O objetivo é apresentar a fauna e a flora da região de Mata Atlântica. O projeto, encabeçado pela Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, visa a conscientização da criançada e, por tabela, mostrar as belezas dos 16,3 milhões de metros quadrados do Parnit (Parque Natural Municipal de Niterói — Unidade de Conservação de Proteção Integral). O local é composto por quatro mirantes e abriga ecossistemas como mangues, brejos, lagunas e florestas.

Você pode gostar