Por tabata.uchoa

Rio - Guapimirim quer figurar definitivamente entre os principais destinos turísticos do Estado do Rio. Para tanto, a cidade tem realizado uma série de ações para promover seus principais atrativos naturais e também históricos. O objetivo é aumentar o fluxo de visitantes. Entre as novas medidas, o lançamento do Portal Descubra Guapi e a instalação de totens ilustrativos em diversos locais de visitação do município.

Guapimirim lança o portal Descubra GuapiDivulgação

De acordo com o secretário de Comunicação Social, Tenório Cavalcanti Filho, o Portal Descubra Guapi o endereço é descubraguapi.com.br está entrando no ar hoje, dia 31. E o conteúdo é exclusivamente turístico, apresentando atrativos como as diversas cachoeiras e trilhas da cidade, além do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e o Dedo de Deus. "O portal ainda reúne endereços de restaurantes e pousadas, entre outras atrações", enumera.

Além do novo portal, o secretário acrescenta ainda que outra iniciativa da prefeitura é a instalação de totens em vários bairros de Guapimirim são trinta no total. Segundo ele, os painéis apresentam as principais belezas naturais da cidade. "Muitos que residem ou visitam Guapimirim não têm ideia das belezas naturais. Com toda sua potencialidade turística, Guapimirim precisa ser descoberta", avalia Tenório.

O secretário cita também que 70% por cento de Guapimirim está em área de proteção ambiental, dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. É lá também que fica um dos cartões-postais da cidade o Dedo do Deus, paredão com 1692 metros de altura e a Capela Nossa Senhora da Conceição do Soberbo, uma construção barroca do século XVIII. Outra atração do parque é o Museu Von Martius, em homenagem ao botânico alemão Friedrich Philipp Von Martius e que fica na antiga fazenda Barreira do Soberbo.

Trinta totens já foram instalados em diversos pontos do municípioDivulgação

O município ainda conta com a Área de Proteção Ambiental de Guapimirim, onde fica a Estação Ecológica da Guanabara (ESEC) e local da primeira unidade de conservação de manguezais do Brasil. Lá, estão várias espécies de botos e golfinhos que habitam as águas da Baía de Guanabara e onde também é possível encontrar animais ameaçados, como o jacaré-do-papo amarelo, a marreca caneleira e o binguatinga.

Música e gastronomia

Gastronomia e o melhor da música brasileira e internacional vão invadir a cidade de Guapimirim. Do dia 1º até 10 de setembro vai acontecer a Degustarte 2017, evento que reunirá diversos shows musicais e opções variadas da culinária da região entre os participantes, bares e restaurantes do município.

No cardápio da Degustarte 2017, iguarias como hambúrguer artesanal, batata rostie, penne com camarões e um inusitado japa burguer pão feito de arroz japonês e com recheio de salmão ou camarão, além de um molho especial. Já o repertório é bem eclético, misturando bossa nova, blues, jazz, chorinho, rock e MPB.

Você pode gostar