Por karilayn.areias

Rio - Petrópolis vai se transformar em uma pequena Itália. De 26 de setembro a 1º de outubro acontecerá, no Palácio de Cristal, a Serra Serata, festival que celebra a cultura italiana a Cidade Imperial abriga mais de 115 mil descendentes de imigrantes. Em sua oitava edição, o evento vai reunir apresentações musicais e de dança, além de gastronomia típica.

Entre as atrações da edição 2017 da Serra Serata, a cantora italiana Mafalda Minnozzi e Agnaldo Rayol. Além deles, o festival ainda terá apresentações do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis e do Quarteto Itália Nostra. Haverá também recital reunindo a soprano Mônica Campos e o pianista Eduardo Fernandes. Eles vão mostrar repertório com árias italianas.

A cantora italiana Mafalda Minnozzi vai se apresentar na noite de encerramento do festival em 1º de outubro. Outra atração é Agnaldo Rayol Divulgação

Ao longo dos seis dias de festival também estão programados espetáculos teatrais. É o caso de 'A Comédia da Arte', com a Benvenuto Cia Teatral, e 'O Verso na Viola e o Mundo das Histórias', uma contação de histórias sobre a cultura italiana. O Palácio de Cristal ainda vai servir de cenário para um tradicional baile de máscaras comandado pelo grupo Finestra Del Cuore.

Com forte presença de descendentes italianos, a Serra Serata teve origem na Festa Italiana do Cascatinha, distrito de Petrópolis que ainda preserva a herança cultural dos antigos colonizadores. Na localidade, aliás, muitos imigrantes se estabeleceram para trabalhar na Companhia Petropolitana de Tecidos.

"Petrópolis é conhecida pela riqueza cultural formada por tantas influências e que é um dos principais atrativos. Esses eventos colocam em evidência as influências e culturas que fazem parte da nossa história, sendo mais um atrativo a moradores e turistas", avalia o secretário de Turismo, Marcelo Valente.

Programação

26/9

19h - Abertura oficial com o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis

20h30 - Três Tenores Brasileiros e Banda Felice Itália

27/9

17h - Baile da Feliz Idade

18h - Anna Hannickel

20h - Quarteto Itália Nostra

28/09

18h - Coral da UCP

19h30 - Árias Italianas com Mônica Campos e Eduardo Fernandes

20h30 - Serenata Imperial

29/9

19h - Orquestra Ação Social Pela Música

20h - Show Renato Gabbiani

21h - Show Agnaldo Rayol

30/9

13h - Palestra 'Reaproveitando Alimentos'

14h - Teatro 'A Comédia da Arte'

16h - Danças Folclóricas

18h - Coral das Meninas dos Canarinhos

20h - Felipe Schmitt & Banda

21h - Grupo Finestra del Cuore

1º/10

11h - Banda 1º Setembro

13h - Rheinland Pfalz

14h - Contação de história

15h - I Piccoli Violini

19h - Show Mafalda Minnozzi

 

 

Você pode gostar