Por leandro.eiro

Rio - Cor que remete ao sol e ao tom dos corpos bronzeados, laranja também é o símbolo da luta contra o câncer da pele. Com o slogan 'Se exponha mas não se queime', a campanha nacional de prevenção à doença, conhecida como Dezembro Laranja, promoverá um mutirão de atendimentos gratuitos neste sábado. Das 9h às 15h, médicos vão avaliar os pacientes e reforçar a importância da fotoproteção diária em postos de consultas em todo o Brasil (endereços no Rio e em Niterói ao lado). A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

O uso de protetor solar deve ser diárioPixabay

Durante a ação, quem for diagnosticado com câncer da pele receberá encaminhamento para o tratamento cirúrgico. A campanha visa alertar para o fato de que quanto mais precocemente a doença for detectada, maior é a chance de cura. "As pessoas demoram a descobrir o problema porque ele é silencioso. Um sinal que cresce pode ameaçar a vida se não for cuidado. Quando se deixa passar muito tempo, há risco de o tumor invadir áreas nobres dos tecidos ou comprometer órgãos vitais", enfatiza o dermatologista Joaquim José Teixeira de Mesquita Filho, coordenador nacional da Campanha de Prevenção ao Câncer da Pele da SBD. "O estado do Rio de Janeiro responde por 13,9% dos casos de câncer da pele no país. Desses, 49,18% se concentram na capital. Os números refletem, por si só, o valor do esclarecimento à população", completa o dermatologista Egon Daxbacher, presidente da SBD do Rio de Janeiro.

O câncer da pele não melanoma é o câncer mais comum em humanos. Em geral, ele se manifesta como uma pinta ou mancha acastanhada ou enegrecida (com alteração de cor) assimétrica, de bordas irregulares e diâmetro maior que seis milímetros. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o surgimento de 176 mil novos casos só neste ano. Para se prevenir, além da aplicação do filtro solar, é recomendável usar chapéus, óculos escuros e roupas que cubram boa parte do corpo, assim como evitar atividades ao ar livre entre 10h e 16h.

Cápsulas potencializam efeito do bloqueador solar

Conhecidas como 'protetores solares em cápsulas', algumas substâncias, ao serem ingeridas, podem ser aliadas do organismo na prevenção do câncer da pele. Extrato de Polypodium leucotomos, uma espécie botânica, e polifenóis como pycnogenol são exemplos de compostos que atuam combatendo o estresse oxidativo causado pela radiação nas células. Dessa forma, reduzem o risco de doenças relacionadas à exposição ao sol e retardam o envelhecimento.

As cápsulas podem ser manipuladas a critério médico ou compradas já prontas. De acordo com a dermatologista Ana Carolina Sumam, o consumo deve ser diário, conforme a prescrição, para se obter o benefício. A maioria das substâncias não possui contraindicação, mas é preciso sempre consultar um especialista antes de iniciar o uso, até para que ele avalie as necessidades individuais do paciente.

"O mecanismo de ação desses compostos é variado e resulta em efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e imunomoduladores. Eles não só reduzem os danos causados pela radiação ultravioleta como também fortalecem o sistema de defesa celular, protegendo-o contra os radicais livres gerados pelo sol", explica Ana Carolina Sumam, membro da SBD e da Academia Americana de Dermatologia. Vitaminas C e E, resveratrol, chá verde, betacaroteno, licopeno, luteína e probióticos são outros ativos com efeito fotoprotetor.

Endereços

Hospital Universitário Gafrée e Guinle: Rua Mariz e Barros 775, Tijuca

Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro: Rua Santa Luzia 206, Centro

Hospital Federal de Bonsucesso: Avenida Londres 616, prédio 6, térreo, Bonsucesso

Hospital Universitário Antônio Pedro: Rua Marquês do Paraná s/n, Centro, Niterói

Centro Universitário de Controle do Câncer: Rua Felipe Camarão 58, Vila Isabel

Clínica da Família Santa Marta - Posto do Hospital Marcílio Dias: Rua São Clemente 312, Botafogo

Polo de Inclusão Social Padre Velloso - Posto do Hospital da Lagoa: Rua São Clemente 312, Botafogo (Praça Corumbá, no acesso ao Morro Santa Marta)

Serviço de Dermatologia da PGRJ: Avenida Nilo Peçanha 38, 6º andar, Castelo

Você pode gostar