Por luana.benedito
Rio - O Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro (IORJ) acaba de investir em uma nova tecnologia. Trata-se de um novo equipamento específico para cirurgias oftalmológicas em 3D e o mais moderno do mercado. No Brasil, existem apenas sete unidades. No Estado do Rio de Janeiro, o primeiro equipamento está disponível no Hospital da Gamboa, no Centro.
Segundo o chefe do departamento de Oftalmologia da unidade, Nelson Alexandre Sabrosa, a aquisição do aparelho é um grande avanço para o mercado oftalmológico fluminense. "Poder oferecer uma cirurgia mais segura com o uso do sistema 3D para cirurgias, principalmente, para as doenças da retina e vitreo, é incrível. É um avanço que não deve ficar restrito a cirurgias apenas no sistema privado", explica o especialista.
Procedimentos começam a ser realizados este mês no Hospital da GamboaDivulgação

O aparelho 3D proporciona uma visão mais completa da informação cirúrgica em tempo real e possibilita ao cirurgião maior chance de sucesso cirúrgico. Além disso, o equipamento permite uma postura mais adequada dos especialistas, podendo reduzir a fadiga durante o procedimento. Com alta resolução, profundidade de imagem, claridade e contraste de cor, ao mesmo tempo em que ajuda a minimizar a exposição do olho do paciente à luz, o equipamento é uma novidade que vai agregar um benefício quando também relacionado à educação de novos profissionais da área.

Publicidade
Revolução no setor
Ainda segundo o especialista, com essa nova tecnologia a tendência é que todas as cirurgias oftalmológicas, inclusive a cirurgia de catarata, sejam feitas no sistema 3D, fato que agora acontece a partir deste mês no Hospital da Gamboa. "Certamente, o aparelho vem para mudar o padrão das cirurgias na cidade, em especial, as cirurgias vitreo-retinianas. É o que há de mais moderno em cirurgia oftalmológica no momento", afirma Sabrosa.
Publicidade
Outra boa notícia é que o IORJ já está programando a realização de cursos específicos para oftalmologistas, fellows e residentes no próximo ano, para que também tenham acesso à tecnologia.