Programação é gratuita e conta com oficinas e atividades lúdicas. Público terá contato com animais  - Guilherme Brandão/Divulgação
Programação é gratuita e conta com oficinas e atividades lúdicas. Público terá contato com animais Guilherme Brandão/Divulgação
Por O Dia

Rio - Com o objetivo de envolver familiares e cuidadores na rotina de pacientes em processo de recuperação, o Hospital Placi realiza o circuito 'Tive Alta e Agora? O Papel da Família no Cuidado Pós-hospitalar'. As atividades acontecem no próximo sábado, das 9h às 12h30. O evento faz parte da programação do Complexo Hospitalar de Niterói, que comemora os 20 anos de inauguração do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação.

Na abertura do circuito haverá uma apresentação sobre a assistência a pacientes em reabilitação e cuidados paliativos. Depois, é a vez da oficina 'O Outro em Mim', que busca conscientizar os participantes sobre as limitações de quem está em recuperação. Com uso de cadeiras de rodas, muletas e bengalas, os fisioterapeutas levarão o público a vivenciar uma situação de dependência. "Vamos apresentar ações conduzidas pelas equipes na rotina assistencial, que trazem bons resultados ao tratamento dos pacientes e, consequentemente, para o processo de alta hospitalar", explica Carlos Chiesa, diretor-presidente da unidade.

Na atividade 'Pet Terapia', o público terá contato com animais de estimação. Além de proporcionar o exercício de habilidades, como coordenação motora e percepção, a interação dos pacientes com os pets motiva a concentração e a socialização.

Simultaneamente, na oficina 'Cuidados Básicos com Gastrostomia e Traqueostomia' vai haver uma simulação, com suporte de um boneco robô, do uso de instrumentos hospitalares como sonda, seringa, gazes e cânula, proporcionando aos pacientes orientações básicas para a utilização adequada desses itens. A programação ainda inclui uma mesa com jogos e exercícios lúdicos para mostrar como esses recursos cognitivos podem estimular a memória. Ao final do circuito, o público poderá ter contato com a musicoterapia por meio da experimentação de instrumentos musicais. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo tel.: 2729-1154.

Você pode gostar
Comentários